Corumbá se organiza para adotar o Modelo de Atenção às Condições Crônicas

O Município de Corumbá está se organizando para adotar o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC) sem negligenciar as condições agudas, a fim de melhorar a resolutividade do atendimento aos usuários. Nesse aspecto vale ressaltar o conceito da Pirâmide de Riscos, nela a população é estratificada em diferentes níveis, em cada nível uma intervenção de saúde é preconizada. No MACC existem cinco níveis de estratificação e as intervenções vão desde promoção da saúde até gestão das condições crônicas muito complexas.

 

As evidências encontradas na literatura internacional sobre os modelos de atenção à saúde e a singularidade do SUS fizeram com que Eugênio Vilaça Mendes (um estudioso de serviços de saúde de todo o mundo) desenvolvesse um modelo de atenção às condições crônicas (MACC), capaz de ser aplicado no sistema público de saúde brasileiro. O Modelo de Atenção às Condições Crônicas é um modelo inovador para o manejo de doenças como a hipertensão e diabetes mellitus. Implantado em algumas regiões do Brasil, ele apresenta resultados sanitários positivos, melhorando a qualidade de vida das pessoas que utilizam o SUS.

 

A estratificação de risco deve ser realizada pela equipe da Atenção Primária. Os usuários devem ser atendidos na Atenção Primária e Secundária de acordo com o nível em que ele se encontra, o que depende da sua estratificação do risco. A racionalização da oferta de serviços da Atenção Secundária se inicia com a estratificação do risco da população na Atenção Primária, então esta maneja os de menor risco e encaminha os de maior risco para interconsultas na Atenção Secundária.

 

Na avaliação do paciente hipertenso e diabético é de fundamental importância a Estratificação do Risco para orientar a conduta terapêutica e o prognóstico de cada paciente. Com a estratificação de risco realizada, os pacientes considerados de alto risco devem ser atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS) que solicitará os exames laboratoriais iniciais e o encaminhará a Atenção Secundária, onde o paciente será avaliado por equipe multiprofissional da Atenção Especializada. Os hipertensos de baixo risco e de risco moderado devem permanecer na Atenção Primária e também passar por atendimento de equipe multiprofissional do NASF.

 

A capacitação dos profissionais das equipes saúde da família é de suma importância para implementação do MACC. Diante disso, a Gerência de Atenção à Saúde em parceria com o Núcleo de educação permanente iniciou hoje a capacitação da categoria médica.

 

O curso será ministrado pelo Dr. Emerson Ferreira Moreira. O mesmo é coordenador médico do Pronto Socorro Municipal, local onde os pacientes que apresentam complicações decorrentes de condições crônicas não controladas procuram atendimentos, muitas vezes já em estágios muito avançados da doença.

 

Pretende-se ao final do curso que os médicos das equipes de saúde da família estejam sensibilizados quanto a importância da avaliação global dos pacientes que apresentam condições crônicas, a fim de intervir precocemente reduzindo os riscos dos mesmos virem apresentar complicações graves como: infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, amputações, lesões renais etc. Vale destacar que os demais membros da equipe também serão capacitados posteriormente.

Skip to content