Município mantém ações e visita mais de 6,1 mil imóveis no combate ao Aedes

Boletim epidemiológico da Vigilância em Saúde mostra que durante a Semana 49 de 2018 (referente ao período de 02 a 08 de dezembro) foram visitados 6.176 imóveis nas atividades de rotina combate ao mosquito Aedes aegypti.

 

Nesse período, a equipe de bloqueio químico realizou ações nas micro áreas Generoso, Arthur Marinho, Cripam, Rotary, TV Morena, Humberto Pereira e Cristo Redentor. A equipe de bloqueio mecânico promoveu atividades de combate à Dengue nas micro áras Generoso, Cripam e Rotary. Nestes locais houve ações de com eliminação de focos, com o objetivo de impossibilitar o desenvolvimento do vetor e orientação junto aos moradores para que evitem o acúmulo de materiais que possam favorecer o depósito de ovos do mosquito transmissor.

 

O boletim traz informações referentes à dengue, zika vírus; chikungunya; leishmaniose e violência e Vigilância Ambiental em Saúde. Os dados têm como foco apresentar o panorama da doença no período analisado, sendo um instrumento de auxílio para a elaboração de estratégias, ações e interlocuções entre as equipes técnicas.

 

Dengue

 

Até a semana 49 foram notificados 182 casos de Dengue, destes 09 foram confirmados. A dengue é uma doença febril aguda, de origem viral e de evolução benigna na forma clássica, e grave quando se apresenta na forma hemorrágica. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo.

 

Vírus Zika

 

Até a semana 49 foram notificados 20 casos de Zika e 01 caso confirmado no Bairro Cristo Redentor. A Zika é uma doença viral aguda, transmitida principalmente, pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes albopictus, caracterizada por exantema manchas avermelhadas na pele, febre, vermelhidão nos olhos, dor nas articulações, dor de cabeça e dores musculares. A maior parte dos casos apresentam evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após 3-7 dias.

 

Chikungunya

 

Até a semana 49 foram notificados 37 casos de Chikungunya destes, 04 casos foram confirmados. A transmissão se dá através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectadas pelo vírus. Casos de transmissão vertical (transmissão da mãe para o filho durante a gestação ou durante o parto) podem ocorrer e, muitas vezes, provocam infecção neonatal grave. Pode ocorrer também transmissão por via transfusional (transfusão de sangue), considerada rara de acordo com protocolos analisados.

 

Leishmaniose

 

Até a semana epidemiológica 49 de 2018, foram confirmados 12 casos de Leishmaniose Visceral e 02 casos de Leishmaniose Tegumentar. A leishmaniose visceral era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural. Mais recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no país e em outras áreas do continente americano, sendo uma endemia em franca expansão geográfica. É uma doença, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, fraqueza e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. No Brasil, a forma de transmissão é através da picada dos vetores Lutzomyia longipalpis, ou Lutzomyia cruzi, conhecidos popularmente por “mosquito palha”.

 

Influenza

 

Até a semana epidemiológica 49 foram registrados 12 casos suspeitos de infecção pelo vírus influenza. Comumente conhecida como gripe, a Influenza é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular e perda de apetite, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana. Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas que apresentam outras enfermidades possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

 

Conjuntivite

 

Até a semana 49 foram notificados 1.351 casos de conjuntivite. A Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. Ela pode ser aguda ou crônica, afetar um dos olhos ou os dois.

 

Monitoramento de doenças diarreicas agudas

 

Até a semana 26 foram registrados 2.468 casos de Doenças Diarreicas Agudas. Destes, 195 casos ocorreram crianças menores de 01 ano, 672 em crianças de 1 a 4 anos, 253 casos em criança de 5 a 9 anos e 1246 casos em crianças com mais de 10 anos.

 

Acidentes e Violência

 

Na semana epidemiológica 49 houve 45 atendimentos, de pessoas em situação de violência nas unidades de saúde da REDESUS, com preenchimento da ficha de notificação de violência.

 

Os acidentes e as violências correspondem às causas externas de morbidade e mortalidade. Acidentes englobam as quedas, o envenenamento, o afogamento, as queimaduras, o acidente de trânsito, entre outros. Violências são eventos considerados intencionais e compreendem a agressão, o homicídio, a violência sexual, a negligência/abandono, a violência psicológica, a lesão autoprovocada, entre outras. Tanto os acidentes quanto as violências são eventos passíveis de prevenção.

Skip to content