Procon Corumbá orienta consumidores para as compras natalinas

Faltando praticamente uma semana para o Natal – período de maior movimento de vendas no comércio – e festas de Fim de Ano, a Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Corumbá) orienta os consumidores sobre os cuidados que devem ter na hora de efetuar as compras para evitar dissabores provenientes do apelo consumista. “É ter consciência de limpar o nome se estiver negativado. É aproveitar essa oportunidade, principalmente por conta da liberação do 13° salário. Depois, se tiver condições de presentar, que fique atento a situações que garantam segurança da compra”, disse o diretor-executivo do PROCON Corumbá, Alexandre Vasconcellos.

 

“As pessoas devem estar seguras do que vão fazer, não devem se aventurar fazendo dívidas nesta época de empolgação muito grande. Janeiro é um mês pesado e o consumidor deve priorizar o pagamento das dívidas atrasadas, limpar seu nome caso esteja negativado junto a órgãos de crédito. O consumidor que puder presentear deve fazer a compra com segurança. Ele deve avaliar se o presente está com preço bastante acessível, as formas de pagamento, valores de juros empregados. Se for compra online precisa se certificar que o site é seguro, além de desconfiar das compras que apresentam valores muito abaixo dos praticados pelo mercado”, orientou Vasconcellos.

 

O responsável pelo PROCON Corumbá informou que o consumidor também precisa se atentar as situações referentes à política de trocas de cada loja. “Tem que verificar a política de troca da loja. Na semana passada recebemos no PROCON reclamação de um consumidor que presenteou com um celular e a pessoa que ganhou queria fazer a troca na loja e não conseguiu. Quando se faz a compra física, a loja não é obrigada a trocar o produto caso não goste. É preciso fazer constar na etiqueta do produto o prazo para troca. É um grande ganho para o comerciante a troca, porque traz o consumidor para a loja que pode adquirir outro produto”, esclareceu.

 

A situação de trocas de produtos difere quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial. “É diferente a política de compra feita fora do estabelecimento, por site, telefone, catálogos. Nesse caso, o consumidor tem direito de arrependimento. Após receber o produto ele tem sete dias para devolver sem custo nenhum, sem qualquer justificativa”, completou o diretor-executivo da Agencia Municipal de Defesa do Consumidor.

 

A sede do PROCON Corumbá fica na rua 7 de Setembro, número 222, entre as ruas 13 de Junho e Delamare, no Centro de Corumbá. O atendimento vai das 07h30 às 13h30. O telefone é o 3907-5431. 

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