Corumbá intensifica combate ao Aedes com fumacê e orientações

Integrando o calendário de ações da Saúde neste pré-carnaval, a Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde, intensifica o combate ao vetor Aedes Aegypti, e as ações de conscientização da população.

 

Do dia 27 de fevereiro a 5 de março haverá a aplicação do inseticida, por meio da bomba motorizada, popularmente conhecido como Fumacê, nas ruas que englobam o perímetro do Samba e outros locais com maior fluxo de turistas e foliões.

 

No dia 01 de março, sexta-feira, será realizado panfletagem, adesivagem e orientações a motoristas no Lampião Aceso, das 7h30 às 11h. As orientações será sobre a biologia dos vetores, prevenção e promoção da saúde em relação a doenças vetoriais, também será entregue 200 “Lixocar”. O evento terá apoio de 10 Militares do Exército Brasileiro.

 

O Secretário de Saúde reforça a importância destas ações neste período. “Durante o carnaval a cidade tem alto fluxo de turistas, além do período ser de maior umidade pluviométrica, vamos realizar a aplicação do fumacê na madrugada, após às 4hs da manhã para não atrapalhar a folia, mas reforçamos a importância da co-responsabilidade entre a comunidade e o poder público municipal, é fundamental que os moradores tenham a consciência de manter limpa suas casas e quintais, não deixando entulho ou reservatório que acumule água.”

 

Confira os dados do LIRAa

 

Os Bairros Centro América, Cravo Vermelho, Guatós, Nova Corumbá, Cristo Redentor e Guarani estão com os índices muito acima do permitido.

 

O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (1°LIRAa 2019), que compreende o período de 07 a 11/01/2019 realizado pela Secretaria Municipal de Saúde apontou que Corumbá está com 1,4% do Índice de infestação do mosquito. O número é considerado Médio Risco (Alerta), pelo Ministério da Saúde.


Critério de avaliação dos valores do Índice de
Infestação Predial(IIP):
Risco Valores
Baixo(satisfatório) 0% < IIP ≤0,9%
Médio (alerta) 1% ≤ IIP ≤3,9%
Alto (risco de surto) IIP ≥ 4%

Os bairros que possuem os índices mais altos são Centro América IIP 7,4% e o Cravo Vermelho IIP 6,7%, seguidos do bairro Guatos IIP 4,7%, Nova Corumbá IIP 4,0%, Cristo Redentor IIP 3,9%, Guarani IIP 2,8% e Popular Velha IIP 1,2%.

Skip to content