Operação “Volta às Aulas” mobiliza diversos setores da Agência de Trânsito

Com o retorno das aulas nas escolas públicas e privadas, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte de Corumbá (AGETRAT) começou a mobilização para promover toda segurança dos estudantes no perímetro escolar e garantir os direitos deles no que diz respeito ao transporte.

 

Logo na segunda-feira (11) todo efetivo de agentes fiscalizadores se dirigiram para as frentes das escolas nos horários de entrada e saída. Ao todo, diariamente, até quatro escolas poderão receber a presença dos agentes, que a princípio estarão coordenando o fluxo de veículos no perímetro escolar, podendo inclusive lavrar autos de infração para condutores que deixarem de reduzir a velocidade na proximidade de escolas, desrespeitarem os pedestres na faixa e até mesmo veículos que levam e buscam estudantes na escola e estacionam em fila dupla, infrações frequentemente flagradas pelos agentes de trânsito no último ano letivo.

 

No mês de janeiro os profissionais da Engenharia de Trânsito deram início à pintura de faixas de pedestres localizadas em frente às escolas com maior fluxo de veículos. Os trabalhos de pintura e reposição de placas continuarão ao longo do semestre até que todas as escolas sejam contempladas.

 

O Núcleo de Educação Para o Trânsito lançará as suas ações no mês de março, onde prevê a visita em diversas unidades escolares para orientar os estudantes e funcionários sobre o uso correto da faixa de pedestre e promover blitz educativas nas faixas localizadas em frente à unidades escolares.

 

Paralelo a todo esse trabalho, o Setor de Transportes têm recebido os malotes enviados pelas escolas com as devidas documentações de alunos que estão dispostos a fazerem uso do passe estudantil ou da renovação do mesmo.

 

Sobre a renovação ou confecção dos passes estudantis, existem alguns critérios exigidos pela lei a fim de que estudantes que realmente precisam do mesmo sejam contemplados com o benefício. Portanto, alunos que desejem obter o passe estudantil pela primeira vez deverá solicitar junto a secretaria de sua escola, que num segundo momento irá encaminhar ao Setor de Transportes da Agência de Trânsito da Prefeitura de Corumbá a documentação exigida.

 

Caso o estudante queira apenas renovar o cartão, o procedimento é mais simples. Seguindo os critérios, ele deverá ir juntamente com seu responsável até a sede da Empresa de Transporte Viação Cidade Corumbá munido com comprovante de residência e uma declaração escolar, além de seus documentos pessoais para renovar o passe. Todos estes procedimentos poderão ser feitos até dia 10 de março.

 

O diretor da Agência de Trânsito, Sicard Maciel de Barros reforçou que “a vida sempre terá prioridade, as ações voltadas para a segurança dos estudantes são o carro-chefe de nosso serviço, antes de mais nada a AGETRAT existe para preservar vidas e dar agilidade ao trânsito de forma segura”.

 

As ações da Fiscalização de Trânsito e do Núcleo de Educação Para o Trânsito seguem o ano todo até o último dia de aulas e percorrerá todas escolas públicas e privadas.

Skip to content