Prefeitura lança ação para reinserção social de pacientes dos CAPS ad e infantil

“Queremos levar a cultura para dentro dos CAPS, para que os pacientes tenham perspectivas e condições para reinserção, que mostrem suas qualidades e talento”, assim o prefeito Marcelo Iunes destacou a importância do projeto “O sentido da arte como instrumento de superação e reinserção social para os pacientes do CAPS ad e CAPSi de Corumbá-MS”, lançado na sexta-feira, 22 de fevereiro, pela Prefeitura de Corumbá com a entrega  telas de pintura, cavaletes, tintas e pincéis.

 

A iniciativa tem como finalidade trabalhar a reinserção social do indivíduo estigmatizado e fragilizado em um processo de construção de novas possibilidades através da Arte nas atividades desenvolvidas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad) e Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS i). O objetivo é oportunizar aos pacientes, através da Oficina Terapêutica de pintura em tela, o enfrentamento da dependência química em crianças, adolescentes e adultos.

 

Os recursos necessários para a efetivação do projeto – telas de pintura, cavaletes, tintas e pincéis – foram viabilizados pelo Ministério Público do Trabalho, por meio do procurador do trabalho Odracir Juares Hecht, que muito tem apoiado as ações deste conselho com o financiamento desse e de outros projetos apresentados.

 

“Nosso trabalho por meio da Secretaria Especial de Segurança Pública e Defesa Social; Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos; Secretaria de Saúde; Funec e Fundação da Cultura visa à reinserção dessas pessoas que estão em vulnerabilidade em razão das drogas. Temos a obrigação de tentar tirá-los desse universo e temos projetos e ações voltados passa isso. Buscamos dar maiores condições aos CAPS para que possam trabalhar”, complementou o chefe do Executivo corumbaense.

 

Representando a Câmara Municipal no evento, o vereador André da Farmácia, ressaltou a iniciativa que é executada em parceria de diversas entidades. “Através da soma de esforços temos possibilidade de mudar uma cidade e mudar a vida de pessoas. Todos podem colaborar para fazemos a transformação. Esse projeto é uma soma de esforços do COMAD”.

 

Presidente do Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), o secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte, que os materiais doados ao projeto vão reforçar as ações do “sentido da arte”, que já estão em execução. “Esse trabalho já vem sendo feito e, agora, recebe reforço material, que era a grande dificuldade. Com esse suporte de materiais, superior a 12 mil reais, os alunos terão plenas condições de desenvolver o seu trabalho. Terão um ótimo professor, que é o artista plástico Jamil Canavarros. Esse projeto vai possibilitar o desenvolvimento da terapia e também do artístico, poderá inclusive, obter fonte de renda. Vamos inserir essa parcela mais vulnerável da sociedade,  aqueles que infelizmente entraram nessa doença das drogas”

 

A iniciativa é uma parceria do COMAD, Ministério Público do Trabalho (MPT), Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação do Núcleo de Atenção Psicossocial.


O COMAD

 

A Prefeitura Municipal de Corumbá, através do prefeito Marcelo Iunes sancionou a Lei n.º 2.647 de 16 de outubro de 2018, que, entre outras questões, dispõe sobre o desenvolvimento das ações voltadas à prevenção e repressão ao uso de drogas, assim como dos movimentos comunitários organizados e representações das instituições federais, estaduais e municipais existentes no município e dispostas a cooperar com esforço municipal.

 

O Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) desde a sua reativação, em outubro 2018, vem buscando trabalhar os cinco eixos da Política Nacional e Estadual sobre Drogas: a prevenção, tratamento, reinserção social, repressão e pesquisa, através de parcerias com instituições que trabalham com o tema, oferecendo cidadania, diminuindo fatores de risco e o enfrentamento ao do uso e abuso de drogas.

Skip to content