Conferência Livre debate a saúde da mulher

Nesta quarta-feira, 14 de março, foi realizada a Conferência Livre da Saúde das Mulheres. O evento foi realizado pela Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.


O objetivo foi de debater as ações e políticas existentes referentes à saúde da mulher e trazer novas propostas que incluam a temática na conferência municipal.


A Professora da UFMS, Doutora, Claudia Araújo de Lima, abordou a Politica Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher. Cerca de 50 alunos da disciplina de Direitos Humanos e Inclusão Social do curso de Pedagogia da UFMS participaram do evento, além de Conselheiros Municipais de Saúde e a comunidade. Durante o evento foi realizado 1 minuto de silêncio pela morte da professora Nádia Sol, e de todas as vítimas de feminicídio.

 



O Secretário de Saúde, Dr. Rogério Leite, ressalta a importância do tema para a saúde pública, “A saúde da mulher é um tema que precisa ser discutido, pautados em uma gestão séria e comprometida com a população pensamos em diversas ações para atender toda a população feminina, um exemplo é a realização de exame preventivo no período noturno, para atender aquelas que não possuem disponibilidade de ir a Unidade de Saúde no período diurno”.


Para o Prefeito de Corumbá as Conferências Livres são fundamentais para gerar a mudança, ”Ações como essa são importantíssimas, para a nós, para as mulheres e para a sociedade. Cada vez mais temos que discutir e adotar políticas públicas que pensem nas mulheres, nas suas dificuldades em meio de tantas atribuições diárias e nas suas peculiaridades inerentes”.

 

Conferência

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” a 8º Conferência Municipal de Saúde do Município de Corumbá será realizada nos dias 10 e 11 de abril, e constitui-se em foro privilegiado de debates abertos a todos os segmentos da sociedade e, tem por finalidade analisar os avanços e retrocessos do Sistema Único de Saúde, à luz do texto constitucional e das propostas oriundas do Movimento da Reforma Sanitária.

Skip to content