Prefeitura leva alunos de escolas públicas para conhecer patrimônio histórico

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, em parceria com a empresa de transportes Andorinha, o Passeio Cultural é realizado mensalmente com alunos de Nono Ano das Escolas Municipais.

 

“A ação parte da Escola rumo ao Porto Geral aonde os alunos têm uma aula de História sobre o povoamento do município e suas influências no campo do Patrimônio Cultural Material (Casario em estilo arquitetônico eclético, Tombado nos níveis municipal e nacional) e Imaterial”, explicou a arquiteta e Gerente de Patrimônio Histórico de Corumbá, Joanita Ametlla.

 

O passeio é feito com o acompanhamento de duas professoras da própria Escola, da historiadora Ramona Ortiz e de Joanita. “Em sequência são apresentados para os mesmos a Praça da República, palco da Guerra do Paraguai e seu rico entorno arquitetônico (Casa de Cultura Luiz de Albuquerque, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Casas Marinho, prédio dos Correios e outros)”, prosseguiu a gerente.

 

A terceira parada ocorre no centenário Jardim da Independência onde são apresentados os vários elementos arquitetônicos como o Coreto de origem alemã, as estátuas de mármore italiano que representam as quatro estações do ano, o monumento de Antônio Maria Coelho, entre outros.

 

Os alunos também tomam conhecimento de edificações históricas que existiram e existem como o Hotel Royal, Hotel Venizelos, Grande Hotel, o relógio da Frei Mariano, o Colégio Imaculada Conceição (CENIC), o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e os vários casarões ecléticos e art déco do rico entorno.

 

A quarta e última parada faz-se no Museu Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória, no qual uma equipe recebe os alunos e expõe informações detalhadas sobre a história da casa e de seu acervo. Nesta semana, o passeio foi realizado com alunos da Escola Municipal Clio Proença.

Skip to content