As escolas municipais de Corumbá passarão pela primeira etapa da prova da Ação Educativa 2019 no período de 08 a 12 de abril. A iniciativa tem como objetivo aferir as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver tomando-se como referências as aprendizagens definidas para as séries, a partir dos descritores da Prova Brasil no que se refere à leitura, resolução de problemas matemáticos, bem como a assuntos relacionados às ciências humanas e da natureza.
Participam da Ação Educativa alunos do 1º ao 9º anos do Ensino Fundamental, bem como 3ª E 4ª Fases da Educação de Jovens e Adultos. As provas são elaboradas a partir de uma matriz de referência. Professores e assessores técnicos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá elaboram as questões considerando os descritores nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A matriz é um documento que contém o conjunto de habilidades de cada série e disciplina e que podem ser mensuradas por meio das questões da prova.
Segundo a supervisora do Núcleo de Planejamento e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação, Mirane Franco Reis, a metodologia adotada na construção e aplicação da 1ª Etapa da Ação Educativa é adequada para avaliar a rede de ensino e não alunos individualmente. “Os temas abordados nas questões da 1ª etapa da Ação Educativa devem ser referentes a conteúdos do ano anterior ao que o aluno está frequentando”.