Município alinha homologação de Comissão para protocolo de doença falciforme

Em reunião com representantes da Associação Corumbaense das Pessoas com Doença Falciforme (ACODFAL) e membros das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, o prefeito Marcelo Iunes anunciou a homologação de uma comissão para tratar da efetivação do protocolo de assistência e tratamento de pessoas com diagnóstico de doença falciforme.

 

“O Município tem um protocolo para atendimento diferenciado às pessoas com o diagnóstico”, destacou o prefeito Marcelo Iunes. Ele enfatizou que um decreto municipal rege o funcionamento desse protocolo e, por isso, a necessidade de homologar a Comissão Permanente de acompanhamento, em cumprimento ao Plano Municipal de Saúde.

 

“O decreto estabelecido ao final de 2016 rege todo o protocolo de assistência à pessoa com diagnóstico de doença falciforme no município, que tem priorização de atendimento. É uma necessidade implantarmos a comissão para esse protocolo, que vai trabalhar junto com outras secretárias, como Educação e Assistência Social, para dar acessibilidade e conhecimento da doença aos profissionais envolvidos. Muitas vezes, o paciente chega à na escola ou a uma unidade de emergência, e o profissional que está fazendo o atendimento, professor, médico, psicólogo, não sabe da gravidade do quadro de dor que essa pessoa pode ter e não faz o atendimento como deveria. Com essa comissão, iremos trabalhar em conjunto pelo tratamento e assistência”, afirmou o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite.

 

Membro da ACODFAL, Davi Vital do Rosário ressaltou a importância da reunião e da homologação da comissão. “Fizemos o alinhamento com relação ao protocolo. A comissão, que será publicada em Diário Oficial, terá oportunidade de acompanhar como está sendo realizado o atendimento aqui em nossa cidade”, finalizou. O encontro contou com  representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial.

Skip to content