Município e Senar/MS levam atendimento odontológico a Albuquerque

A Prefeitura de Corumbá deu início aos serviços do projeto odontológico gratuito Pingo D’Água no distrito de Albuquerque, na manhã desta segunda-feira, 29 de abril. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Senar/MS, Famasul, Sindicato Rural de Corumbá e o Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

 

Prestados até 18 de maio, os atendimentos odontológicos acontecerão em um ônibus adaptado que foi instalado em frente à Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Luiz de Albuquerque e Extensões. Serão atendidos, em média, 20 pacientes por dia – sendo 10 em cada período (manhã e tarde). A meta é realizar ao longo das quase três semanas de serviço cerca de 600 atendimentos para os estudantes da escola e comunidade em geral. A parceria permite a realização do serviço com custo zero ao Município.

 

Dentista do projeto Pingo D’Água, Lucas Bedani, informou que serão executados procedimentos básicos, como restaurações, limpeza, remoção de tártaros e extrações. “É um serviço que visa atender as pessoas que têm maior dificuldade em ir para a cidade”, observou o cirurgião.

 

Titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, enfatizou que a ação segue orientação do prefeito Marcelo Iunes, que estabelece que o Município deve desenvolver bons programas para melhorar a qualidade de vida da população corumbaense.

 

Este ano, as ações do Pingo D’Água também devem ser levadas ao assentamento rural São Gabriel. “Temos essa grande parceria com o Senar/MS, Famasul, Sindicato Rural de Corumbá. Iniciamos na escola em Albuquerque, onde ficará por duas semanas. Depois deveremos levar o serviço ao Assentamento São Gabriel por mais uma semana”, afirmou o secretário ao lembrar que a parceria com o projeto Pingo D’Água teve início em 2018.

 

Rosemeire Esteves, diretora da Escola Luiz de Albuquerque, disse que o serviço é extremamente importante para a comunidade escolar e local. “Conseguimos promover a integração e interação, a família vem para a escola. e o retorno é bastante positivo”, disse.


O Pingo D’Água

 

O Projeto de ação social Pingo D’Água, leva atendimento odontológico às comunidades rurais de forma gratuita com utilização de unidades móveis de atendimento terrestre equipadas com todo aparato de um consultório odontológico convencional.

 

A ação é desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais e tem como público-alvo: trabalhadores e produtores rurais e seus familiares em regime de economia familiar. Somente em 2017, o projeto realizou 32 mil procedimentos em diversos municípios do Mato Grosso do Sul.

 

Ação multidisciplinar

 

Paralelo aos serviços odontológicos, a Prefeitura levou atendimento multidisciplinar aos moradores do distrito de Albuquerque com equipes das secretarias de Saúde; de Educação; de Assistência Social; Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humano e da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).

 

Foram disponibilizadas oficinas e informações sobre o Cadastro Único; cortes de cabelo; designer de sobrancelha; esmalteria; jogos de mesa e bingo com temática do trânsito; pintura facial; exame preventivo; vacinas; oficinas de escovação e apresentações culturais.

Skip to content