Saúde participa de reunião na Câmara sobre o combate ao Aedes Aegypti

No Dia 2 de abril, cerca de 35 servidores da Secretaria de Saúde e membros do Comitê da Dengue participaram de uma reunião no Plenário da Câmara Municipal de Corumbá para debater o combate ao Mosquito Aedes Aegypti.


Na ocasião a Gerente da Vigilância em Saúde, Viviane Campos Amellta, explanou sobre os dados epidemiológicos no qual mostra que apesar da diminuição das notificações comparadas com anos anteriores, todos os municípios do Estado, inclusive Corumbá está no quadro de alerta e que se os números continuarem a subir há risco de epidemia. Até o momento há 215 notificações de casos suspeitos. A Gerente abordou também as ações educativas realizadas em parceria com a Secretaria de Educação, o mutirão de limpeza que está sendo realizado pela Seinfra, o apoio do Exército Brasileiro, que disponibiliza 10 militares todas as sextas-feiras e as capacitações destinadas aos Agentes de Saúde e os profissionais da área.


Somente neste ano já foram realizadas mais de 45 mil visitas domiciliares. O Agente Comunitário, Marcos Marcondes, relatou a dificuldade que encontra em entrar em algumas residências, “tem morador que não deixa agente entrar, acha ruim, temos que fazer o uso da lei do desacato ao funcionário público, outros ainda que ficam esperando nós chegarmos para limpar seus quintais, é muita falta de consideração com nosso serviço, não estamos para limpar a casa dos outros e sim conscientizar e combater o mosquito, enquanto a população não mudar sua atitude em manter suas casas limpas será difícil reverter esse quadro”.


O Secretário de Saúde, Rogério Leite, ressalta a importância da população se conscientizar e lembra que não é somente a dengue, “Tem a zica, chikunguya e febre amarela, todos somos responsáveis e atores da saúde, e nós temos que trabalhar juntos para vencer essa batalha contra o mosquito”.


Para o Prefeito, Marcelo Iunes, todos tem que se unir nessa guerra, “a administração municipal está empenhando todos seus esforços nas ações de combate, conscientização e limpeza, mas este é um problema de todos, conto com os corumbaenses para cuidar da nossa cidade e fazer sua parte”.


Participaram da reunião enfermeiros, Agentes de Endemias, Agentes Comunitários, Conselheiros da Saúde e a Marinha do Brasil.


A Secretaria de Saúde de Corumbá disponibiliza telefones para moradores denunciarem locais com possíveis foco. O anonimato é garantido. Ligue 08006472255 / 08006472109 / 3233-2783.

Skip to content