Blitz educativa lembra Dia Internacional de Luta Contra a LGBTFobia

Um blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho – área central da cidade – celebrou o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTFobia, que é comemorado nesta sexta-feira, 17 de maio. “Queremos chamar atenção para essa data, que é muito representativa para a comunidade LGBT”, destacou Márcio Kalango, coordenador de Políticas Públicas para LGBT.

 

O coordenador LGBT explicou que a mobilização busca mostrar que a comunidade LGBT quer respeito. “Só queremos respeito. Temos que dar um basta ao preconceito, à homofobia, lesbofobia, transfobia”, disse.

 

Márcio ressaltou que a mobilização em 17 de maio, é de extrema representatividade para a comunidade LGBT. “Foi nessa data, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o homossexualismo da classificação internacional de doenças (CID). A partir daí, passou-se a reconhecer a homossexualidade como um traço da personalidade e não um distúrbio mental”, completou o coordenador.

 

Participando da mobilização, a secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes, disse que o Município trabalha ao longo de todo o ano políticas e ações afirmativas para a comunidade LGBT. Ela salientou que “Com essa ação, buscamos mobilizar as pessoas para que não haja preconceito, discriminação. É preciso respeito”, finalizou.

Skip to content