Caminhada pede fim do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes

Uma grande caminhada pediu o fim do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, na manhã desta sexta-feira, 17 de maio, em Corumbá. A passeata, que  percorreu as principais ruas da área central  da cidade, contou com alunos de escolas das redes pública e particular de ensino e representantes dos mais variados órgão da sociedade civil.

 

A atividade integrou a campanha 18 de Maio – Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a campanha tem como lema “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”. O objetivo é incentivar a sociedade a assumir a responsabilidade do combate à violência contra crianças e adolescentes.

 

“Essa caminhada é uma forma de chamarmos atenção da sociedade para esse problema que acontece. Estamos engajados em proteger e lutar pelo direito das nossas crianças, de serem amadas e respeitadas”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Iunes. Também participaram da caminhada o presidente da Câmara Municipal, Roberto Façanha, e o vereador Tadeu Vieira.

 

Gláucia destacou que Corumbá trabalha o ano inteiro no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A caminhada, explicou, é uma ação pontual porque “nosso trabalho de enfrentamento é contínuo. Trabalhamos para conscientizar a sociedade da importância dessa ação e cuidado com nossas crianças e adolescentes”, afirmou a titular da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

A campanha 18 de Maio – Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem uma série de atividades programadas. Até 31 de maio serão realizadas palestras nas escolas 

 

São parceiros da campanha a Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde;  Secretaria Estadual de Saúde; Escolas Particulares; Fundação de Turismo do Pantanal; Ministério Público Estadual – 7ª Promotoria de Justiça; UFMS/Campus do Pantanal; e Poder Judiciário – 1ª Vara Cível.


O dia 18 de maio  

 

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.  

 

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

Skip to content