Câmara enaltece equipe da Cultura pelo brilho do Arraial do Banho de São João

Corumbá foi palco de uma das melhores festas juninas realizadas nos últimos anos. O reconhecimento partiu da Câmara Municipal de Vereadores que na noite de ontem, terça-feira, 25, prestou uma homenagem os organizadores do Arraial de Banho de São João que, no período de 20 a 24 de junho, atraiu milhares de pessoas no Porto Geral da cidade, culminando com o tradicional banho da imagem do Santo nas águas do Rio Paraguai.

 

A grandeza da festa recebeu elogios de uma forma geral e isto levou o vereador Chicão Vianna a sugerir Moção de Congratulação aos servidores da Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá “pelo brilhantismo, empenho e determinação desempenhados na realização do Banho de São João 2019”.

 

A proposta foi acompanhada por todos os demais vereadores presentes à sessão da última segunda-feira e, ontem, com plenário lotado, a Câmara homenageou a equipe da Fundação responsável pela “linda festa, com organização impecável, que resultou em uma das melhores festividades juninas municipais realizados até hoje”, resumiu Chicão.

 

Coube ao diretor-presidente da Fundação, Joilson da Silva Cruz, receber a homenagem em nome dos servidores que, antes mesmo do início da festa, se dedicaram de forma intensa para garantir o brilho da única festa junina do País que mantém a tradição de banhar a imagem do Santo nas águas do Paraguai, simbolizando o batismo de João Batista.

 

Joilson, emocionado, disse ter sido uma honra ter recebido a homenagem em nome de toda a equipe da Fundação de Cultura. Agradeceu o empenho de todos os servidores da pasta que trabalham incansavelmente, com amor, para proporcionar um grande espetáculo à população e turistas que visitaram a cidade no período. Lembrou os parceiros que também ajudaram a fazer a festa, como Ricardo Vilalva, Morocha, Denílson, entre outros, e que a homenagem do Poder Legislativo demonstrou “carinho e respeito” por todos que fizeram o espetáculo.

 

“O nosso povo merece essa festa ímpar, única em nosso Estado”, destacou. Lembrou o prefeito Marcelo Iunes a quem fez um agradecimento especial, que confiou em seu trabalho e de toda a equipe. As dificuldades encontradas para realizar a “tarefa, por vezes não compreendida por quem não entende que a arte é transformadora e sinônimo de desenvolvimento”.

 

“Mas, contrariando todas as adversidades e com aval do nosso prefeito Marcelo, nosso maior incentivador, driblamos tais adversidades e, a cada ano, com trabalho, com humildade e com criatividade, buscamos a superação para realizarmos o maior e melhor Arraial do Banho de São João, para nossa gente manter acesa a religiosidade, linda tradição que une fé e alegria”, ressaltou.

 

Reconhecimento

 

Chicão Vianna afirmou que a homenagem foi mais do que justa, o “reconhecimento do trabalho desenvolvido por todos que proporcionaram esta grande festa que me deixou perplexo”. O vereador não economizou elogios, afirmando que o Arraial foi “genial”, desejando que todos os eventos sigam o exemplo do Arraial do Banho de são João de 2019.

 

André da Farmácia também elogiou a organização da festa que, mais uma vez, mostrou ser a cultura e o turismo, os dois setores que podem, de uma vez por todas, alavancar a economia da cidade. Fez um pedido à equipe da Fundação para, cada vez mais, “explorar a nossa linda história”.

 

Tadeu Vieira disse que o momento foi importante e que o resultado da festa mostrou que a equipe soube driblar as adversidades ocorridas dias antes da festa, classificando-as como “politicagem”, e que o resultado foi uma das melhores festas juninas já realizadas na cidade, “com segurança, limpeza, higiene, um grande congraçamento das pessoas”.

 

O vereador inclusive, na noite de ontem, teve um requerimento aprovado pela Casa de Leis, concedendo Moção de Congratulação à presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro, pelo importante apoio à festa.

 

Outro vereador que elogiou a organização foi Yussef Salla. Classificou o Arraial como “brilhante” e lembrou que para 2020, a festa pode ter continuidade durante todo o dia 24 de junho, data que pode ser feriado municipal. “Temos um projeto tramitando na casa e, se Deus quiser, no ano que vem, o Dia do Santo será feriado na cidade”, completou.

 

Desconstrução

 

O presidente do Poder Legislativo, Roberto Façanha, também enalteceu o trabalho desenvolvido para a realização de “uma grande festa”. Disse que, nos últimos anos, “tem acompanhado uma ‘desconstrução de Corumbá’, do Carnaval, do Banho de São João, dos festivais…”, mas que, com trabalho, o Município busca reviver a sua cultura, a sua história.

 

Sobre a festa encerrada na madrugada de segunda-feira, Façanha não poupou elogios aos organizadores: “O Joilson tem uma equipe unida, cada um sabe como atingir o ápice”, enfatizou. “O Arraial, nossas festas, são patrimônios culturais de Corumbá. Nossas festas devem ser preservadas. A homenagem que prestamos é uma forma de incentivar toda esta equipe para continuar trabalhando, cada vez mais por Corumbá, buscando sempre o resgate da nossa cultura, das nossas festas”, reforçou, destacando também o prefeito Marcelo pelo apoio incondicional à festa.

 

As informações são da Assessoria de Imprensa da Câmara de Corumbá

Skip to content