Nota de esclarecimento – Gripe Influenza

A Secretaria de Saúde de Corumbá informa que solicitou à Secretaria de Saúde do Estado de MS e ao Ministério da Saúde mais doses da vacina contra a Gripe Influenza, porém até o momento não há uma resposta se o pedido será atendido.

 

Desde o término do verão, inúmeros casos suspeitos são atendidos no Pronto Socorro, na Upa ou nas Unidades de Saúde, destes, 3 foram confirmados por exame laboratorial, e evoluíram para óbito. Conforme último boletim epidemiológico divulgado pelo Governo do Estado, em 12 de junho, no Estado há 84 casos confirmados, sendo 27 em Três Lagoas e 22 em Campo Grande.

 

A Secretaria de Saúde está acompanhando todos os casos suspeitos no município, inclusive os que estão sendo tratados na rede particular. Em todos os casos suspeitos, o protocolo do Ministério de Saúde é seguido com a coleta do exame em até 7 dias do início dos sintomas, e o início do medicamento Tamiflu, dispensado ao paciente, se assim houver prescrição médica e indicação  do uso, baseado no protocolo do manejo da Gripe Influenza. Ressaltamos que as doses da vacina são recebidas do Ministério  da Saúde e cabe a Secretaria de Saúde realizar a campanha conforme sua orientação.

 

Contamos com a população para adotar as medidas de prevenção, como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.). Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

 

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Skip to content