Prefeitura inicia implantação de lousas de vidro nas escolas da Rede Municipal

A Prefeitura de Corumbá começou nesta quarta-feira, 26 de junho, a entrega e instalação de lousas de vidro nas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME). Com a solenidade na Escola Pedro Paulo de Medeiros, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) deu início ao processo de substituição gradativa dos quadros negros pelas lousas.

 

Um dos motivos para a troca é a preocupação com a saúde de professores e alunos. Estudos apontam que o uso do giz escolar está associado a doenças respiratórias; reações alérgicas e problemas dermatológicos em razão do contato com o giz.

 

Outro benefício da lousa de vidro é o fato de ser própria para a escrita, facilitando o apagar. Também se configura como positivo o uso contínuo não resultar em manchas e borrões e o tempo de vida útil ser maior, com baixo percentual de deterioração do material.

 

“Pensamos na qualidade da educação como um todo. A adoção das lousas de vidro implica diretamente na qualidade do ensino e fundamentalmente na saúde dos professores e alunos. O pó de giz e o contato direto com esse giz, traz problemas para a saúde, com a lousa de vidro vamos reduzir esses danos”, explicou o secretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu.

 

De acordo com o secretário, as lousas de vidro são instrumentos “para complementar o ensino e aprendizagem” ao longo do cotidiano escolar e um “investimento que vai atender todas as escolas da Rede Municipal, que foi aprovado pelos profissionais de educação”. O Município já recebeu 179 lousas, mas “temos ata de registro para um ano e podemos solicitar mais”, completou o titular da SEMED.

 

Participando da cerimônia que marcou o início do processo, o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tadeu Vieira, ressaltou que a iniciativa é “importante para a saúde de alunos; professores e também para a saúde da Educação pública de Corumbá”.

 

“É uma conquista para Rede Municipal de Ensino. Parabenizo nossa Secretaria Municipal de Educação, que apresentou a proposta e colocamos em prática com intuito de contribuirmos para maior qualidade de saúde na vida dos nossos alunos e professores. Estamos atendendo a um anseio antigo dos professores. Sabemos da importância para elevar ainda mais a qualidade do ensino na nossa rede pública. Trabalhamos em todas as áreas e na Educação estamos cumprindo com nossa obrigação ao retornar com uniformes escolares e garantir merenda de qualidade”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes. 

Skip to content