Grupo de gestantes visita maternidade e tira dúvidas com ginecologistas

No dia 13 de julho, sábado, gestantes pertencentes as Unidades Saúde da Família Lúcia Maria/Kadiwéus, Popular Velha e Fernando Moutinho visitaram a maternidade.


O objetivo foi de reunir as gestantes, princialmente as que estão grávidas pela primeira vez, para conhecer a maternidade e tirar dúvidas com ginecologistas obstetras. Na reunião os médicos abordaram a importância de realizar o pré-natal, a gestação de alto risco, o parto humanizado e os tipos realizados pelo SUS. Também foram orientadas de como se preparar para este importante momento e o que levar para a maternidade.


Paola de Souza Pedraza, que está no sexto mês de gestão e participa do grupo da Lúcia Maria/Kauéws, conta como foi a visita “eu faço parte do grupo de gestantes do Lúcia Maria, nos encontramos todas as segundas para conversar sobre o assunto, na unidade também faço meu pré natal, mas faz 10 anos que tive meu último filho, desde então a maternidade mudou muito, tirei o medo que tinha, vi a maternidade com outro olhar, todos nos trataram muito bem, no dia no nascimento vou estar mais segura, e aproveitei para sanar as dúvidas da laqueadura, pois tenho intenção de fazer”.


Na ocasião as mulheres conheceram a sala de parto, onde foi realizado um diálogo.


As Unidades Saúde da Família de Corumbá acompanham as gestantes da rede municipal, durante e após a gestação, local onde fazem o pré-natal e realizam o agendamento de exames específicos, muitas unidades possuem grupos que se encontram semanalmente para dialogar sobre esta fase na vida da mulher e tirar dúvidas, caso a gestação seja de alto risco ou apresente alguma alteração a mulher é encaminhada para o Centro de Saúde da Mulher.


A Secretaria de Saúde de Corumbá está trabalhando para sedimentar a Rede Cegonha no Município.

Skip to content