Obras de artistas locais vão embelezar o Paço Municipal

O Paço Municipal de Corumbá, localizado na rua Gabriel Vandoni de Barros, número 1, bairro Dom Bosco, agora será embelezado por obras de arte produzidas por artistas da região. O projeto é coordenado pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico e foi inaugurado nesta terça-feira, 30 de julho, com duas pinturas doadas ao Executivo por Jamil Canavarros e Ricardo Vilalva.

 

“Para mim foi uma honra muito grande participar desse projeto. Nesse quadro exposto aqui eu passo aquilo que Corumbá tem de melhor, que é o Carnaval, o São João e também registra um pouco do nosso patrimônio material, que são os nossos prédios históricos, o ILA, a Igreja Nossa Senhora da Candelária e um pedaço do Casario do Porto. Busquei agregar as duas coisas que temos de maravilhoso: o patrimônio material e imaterial”, comentou Jamil.

 

O quadro está exposto na escada que dá acesso ao primeiro andar do Paço Municipal. Ele possuiu 1,20 cm de altura por 2,20 cm de largura e foi confeccionado com massa e tinta acrílica. Com mais de 30 anos dedicados a arte, Canavarros mantém um ateliê em sua própria residência, localizada na rua Silva Jardim, lote 15, e atende pelo telefone 99960-1700.

 

Já a pintura de Ricardo Vilalva foi afixada no acesso principal ao segundo andar. “Nesse quadro eu retrato um pouco de tudo. Tem um pouco da nossa história e da nossa cultura. Ele tem 1,10 cm por 2,20 cm e usei uma técnica simples pra mostrar o que temos de melhor aqui, que é nossa tradição e o nosso Pantanal”, descreveu o artista plástico, que elogiou a iniciativa da Prefeitura.

 

“Eu venho há muito tempo desenvolvendo meu trabalho em Corumbá e há muito tempo essa Prefeitura existe aqui nesse prédio. Hoje estou emocionado por essa homenagem, em fazer parte e poder inaugurar esse projeto na gestão do prefeito Marcelo Iunes e do presidente da Fundação da Cultura, Joilson Cruz. Sem dúvida isso valoriza nosso trabalho”, concluiu Vilalva, que atualmente atende pelo telefone 99926-0298.

 

Durante a apresentação das obras, o prefeito Marcelo Iunes agradeceu aos artistas e destacou a importância da valorização dos profissionais da região. “Desde o começo da nossa gestão buscamos valorizar os artistas locais, seja no Carnaval, no São João ou em qualquer outro evento. É com muito orgulho que inauguramos esse espaço aqui na Prefeitura, onde esses e outros grandes nomes da nossa cultura poderão exibir seus trabalhos”, comentou.

 

“Corumbá é um celeiro da arte sul-mato-grossense. Somos referência nessa área e por isso não podemos investir só em Infraestrutura, em Educação e Saúde, que também são áreas importantes para a população, e deixar de lado a Cultura. Pelo contrário, estamos buscando sempre ampliar os espaços e ajudar no que for possível os artistas da nossa cidade”, completou o prefeito.

 

O diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, também destacou o processo de valorização dos artistas regionais e explicou que o projeto vai incluir outros artistas da cidade. “É uma forma de valorizar o artista local, dando visibilidade à sua obra, e adornar o Paço com pinturas que remetam às riquezas de Corumbá”, finalizou.

Skip to content