Prefeitura já trabalha para ampliação dos serviços oferecidos no CRAS IV

Inaugurado nesta terça-feira, 23 de julho, a nova sede do CRAS IV possuiu uma estrutura de referência para a região. O prédio é equipado com uma ampla recepção, sala para Cadastro Único, sala para atendimento familiar, sala multiuso, sala técnica, salas para Convivência e Fortalecimento de Vínculos, cozinha e banheiros adaptados.

 

“O serviço aqui envolve todo o trabalho social qualificado, como comunicação e defesa de direitos, informação, construção do Plano de Acompanhamento Familiar (PAF), apoio à família na sua função protetiva, oficinas com as famílias, ações particularizadas, palestras, encaminhamentos de outros setores, encaminhamentos para acesso a documentação pessoal, entre outros serviços de políticas públicas sociais”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes.

 

A secretária afirmou também que, juntamente com sua equipe, segue trabalhando para ampliar os serviços oferecidos no local. “Buscamos parceiros na iniciativa privada para construir mais um anexo aqui, onde temos o objetivo de implantar um curso de panificação e também outros cursos de geração de renda para as famílias atendidas aqui”, anunciou.

 

O prefeito Marcelo Iunes também se comprometeu a buscar recursos nas outras esferas públicas para ampliar e qualificar ainda mais o funcionamento do CRAS IV. “Esse é um prédio próprio da Prefeitura. Essa inauguração já representa uma economia para os cofres públicos, pois deixamos de pagar um aluguel. E vamos continuar trabalhando para dar mais condições às famílias que aqui frequentam”, pontuou.

 

CRAS

 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

 

A partir do adequado conhecimento do território, o CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

 

O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Skip to content