Com Cidadania em Ação, Município aproxima poder público da população

Realizado no sábado, 17 de agosto, na Escola Municipal Djalma Sampaio Brasil, no bairro Aeroporto, cumpriu, de fato, a sua principal missão: levar serviços públicos para a população com atendimento no bairro onde mora. Todas as secretarias, autarquias e fundações da Prefeitura participarão do evento.

 

“Proporcionamos esse dia de serviços cotidianos da Prefeitura diretamente aqui, para os munícipes que moram nesse bairro. Estamos trazendo cidadania e serviços essenciais. Nosso trabalho é dar maior qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

 

Durante todo o “Cidadania em Ação” foram oferecidas consultas médicas, aferição de pressão, glicemia, saúde bucal, vacinação, entrega de medicamentos, atualização de cadernetas e Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB) e orientações sobre questões tributárias, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e regularização fundiária. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos.

 

Foi justamente a regularização do terreno onde mora, que levou Luiz Mário dos Santos à procura dos serviços oferecidos pelo Município. “Vim buscar informações sobre o título definitivo do terreno que recebi na gestão anterior. Fui informado que o título estava sem validade e vim saber o que devo fazer”, afirmou antes de ser atendido pela equipe da Habitação da Prefeitura.

 

Tânia Dantas, subsecretária de Infraestrutura, esclareceu a situação e orientou o procedimento a ser feito. “Na administração anterior foram emitidos pela antiga Fuphan alguns títulos definitivo. Em razão da transição do governo, procuraram o Município, pois na hora que foram registrar em cartório, havia sobreposição de matrículas, havia outra pessoa que já tinham matrícula naquele imóvel. A primeira providência foi cancelar e estamos verificando caso a caso. Há situações que estão corretas e os que estão com sobreposição, estamos abrindo procedimento para analisarmos o que aconteceu. A orientação é procurar a Gerência de Habitação e a de Regularização Fundiária para que a documentação seja analisada para definirmos o procedimento a ser adotado”, disse.

 

Com os filhos de 06 e 07 anos, Danieli Rosa, buscou atendimento do médico pediatra. Para ela, a iniciativa de levar os serviços da Prefeitura para o bairro onde mora foi muito bem recebida. “Facilitou bastante, trabalho durante a semana toda e tendo o serviço aqui, me ajudou muito”, disse. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, registrou 53 consultas clínicas; 29 de pediatria; 145 aferições de pressão arterial e realizados 135 testes de glicemia e aplicou 56 doses de vacinas diversas.

 

O prefeito Marcelo Iunes atendeu lideranças comunitárias da região do bairro Aeroporto. O chefe do Executivo se reuniu com representantes do Jardim Aeroporto, Jardim Floresta, Conjunto Tiradentes e área central do bairro Aeroporto.

 

Líder do Jardim Aeroporto, João Hellensberg, destacou a iniciativa e apresentou reivindicações para a área onde mora. “A ação trouxe para nosso bairro todos os serviços prestados pela Prefeitura. Aqui, deram encaminhamento para que possamos solucionar os nossos problemas. É uma ação necessária. Nossa reivindicação foi pelo sistema de drenagem de águas, calçamento de ruas”, disse.

 

O “Cidadania em Ação” também ofereceu inscrição e atualização no Cadastro Único, requerimento de segunda via de Certidão de Nascimento, Carteira do Idoso (Interestadual), orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre Interestadual, Intermunicipal e ID Jovem, além de corte de cabelo e esmaltação. Houve ainda atividades de educação no trânsito, oficina de confecção de balangandãs e varal literário.

Skip to content