Corumbá participa de evento do Fonplata que reúne mais de 50 prefeitos

O prefeito Marcelo Iunes participa ao longo de todo o dia de hoje, 08 de agosto, do “1° Foro de Prefeitos Fonplata: Projetando Municípios Sustentáveis”. O evento integra a programação da Assembleia Anual do Fonplata, que este ano acontece no Brasil.

 

O primeiro Foro de Prefeitos reunirá além de chefes do Executivo de mais de 50 municípios, diversos representantes de Estados, do Governo Federal e convidados especiais. A iniciativa tem como proposta ser ponto de encontro entre prefeitos para debater ações visando novas formas de desenvolvimento, com alto impacto na integração municipal, local e regional.

 

Tem o objetivo de compartilhar as melhores práticas e as tendências de desenvolvimento urbano e territorial sustentável, com foco nos principais desafios que enfrentam os municípios em temas que vão desde infraestrutura; mobilidade urbana; economia circular; energia renovável; turismo sustentável e governança, entre outros.

 

O Foro está organizado em três módulos que tratarão os seguintes temas: Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade; Procedimentos para Obtenção de Recursos Externos; e Necessidades e Desafios em Financiamentos.

 

O prefeito Marcelo Iunes vai apresentar palestra abordando o “Programa de Desenvolvimento Integrado de Corumbá” – que está inserida no módulo ‘Procedimentos para obtenção de recursos externos’. Todo o evento será realizado no Auditório da FIRJAN, das 09h às 18h30, na cidade do Rio de Janeiro. O município é um caso bem sucedido de obras em execução na área de infraestrutura urbana com parceria do fundo financeiro estrangeiro.

 

O Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata)  é um Banco de Desenvolvimento multilateral composto por cinco países: Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Seu propósito é financiar projetos de pequeno e médio porte em valores médios de U$ 50 milhões, especialmente nas áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças para impulsionar a integração entre países ou entre regiões de um mesmo país.


Fonplata em Corumbá

 

Corumbá vai receber um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata. Outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado. São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo. 

 

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata. 

Skip to content