Com uma blitz educativa no cruzamento das ruas Frei Mariano e 13 de Junho, área central da cidade, a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) celebrou a passagem do Dia Internacional do Pedestre. A data é celebrada no dia 08 de agosto.
Com a distribuição de 300 panfletos educativos, agentes de trânsito alertaram sobre a importância do respeito à legislação, o que garante segurança para condutores e pedestres.
Diretor-presidente da Agetrat, Alexandre Vasconcellos, destacou que o pedestre é o mais frágil componente da corrente do trânsito e, por consequência, deve ser o mais protegido. Em razão disso, essa prática é uma preocupação constante da Agência Municipal de Trânsito.
Vasconcellos destacou que é importante a construção de uma consciência em torno da necessidade de aprender a conviver e a respeitar quem não está motorizado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada semana morram mais de cinco mil pessoas no trânsito ocupando a posição de pedestre. Isso representa cerca de um quarto de todas as mortes que ocorrem no trânsito.
Dicas de travessia para os pedestres
Segurança na travessia: atravesse as ruas olhando para ambos os lados, respeite os sinais de trânsito e faixas para pedestres.
Comunicação com os motoristas: antes de atravessar na frente dos veículos, faça contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram.
Travessia na faixa: utilize a faixa de pedestres sempre que disponível. Quando não houver, procure outros locais seguros para atravessar, seja na esquina, em passarelas ou próximo a lombadas eletrônicas.