Município encerra 1° módulo do ‘Programa de Qualificação para o Bom Atendimento do Turista’

A Prefeitura de Corumbá encerrou na sexta-feira, 13 de setembro, o primeiro módulo do ‘Programa de Qualificação para o Bom Atendimento do Turista’. O curso é promovido pela Fundação de Turismo do Pantanal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Agência Portuária e a Escola de Governo. O encerramento contou com city tour pelos pontos turísticos da cidade e visita ao Museu de História do Pantanal de Corumbá (Muhpan).

Até novembro serão outros dois módulos de qualificação. A iniciativa tem por finalidade capacitar profissionais de diversos segmentos da sociedade, oferecendo conhecimento necessário acerca da história, geografia e potencialidades turísticas de Corumbá e empreendedorismo, como forma de melhorar o atendimento aos munícipes e turistas que visitam a nossa cidade. Visando criar nos participantes, o sentimento de pertencimento para que eles se sintam sujeitos ativos na nossa sociedade e conscientes que a qualificação é a melhor maneira para tornar Corumbá, alvo de propaganda positiva, bem como uniformizar as informações aos vários órgãos envolvidos.

Nesta primeira etapa, foram capacitados guardas municipais; policiais militares; policia militar ambiental; fiscais de postura, servidores da Agência Portuária de Corumbá; agentes da Receita Federal; professores e acadêmicos e agentes culturais do patrimônio do Exército Brasileiro.

“Tivemos grande adesão dos agentes públicos da nossa cidade. Formamos agentes multiplicadores do bom atendimento ao turista, pessoas que saíram com olhar do pertencimento, do eu pertenço a Corumbá. O turismo é importante, movimenta a cadeia econômica nesse território de 65 mil quilômetros quadrados. Corumbá, abaixo da região Norte é o maior município do Brasil em extensão territorial, Corumbá é maior que 23 países do continente europeu. Essa territorialidade tem que ser exaltada e cuidada. De forma sustentável ser comercializada para que os turistas venham conhecer a cidade e usufruir dos atrativos”, ressaltou o assessor executivo da Fundação de Turismo do Pantanal, Sandro Assef.

Encerramento teve city tour pelos pontos turísticos da cidade e visita ao Museu de História do Pantanal (Foto: Clóvis Neto/PMC)
Encerramento teve city tour pelos pontos turísticos da cidade e visita ao Museu de História do Pantanal (Foto: Clóvis Neto/PMC)

O assessor executivo – que também foi instrutor nesse primeiro módulo da capacitação – destacou a necessidade de trabalhar o binômio qualificação e promoção. “No turismo funciona o binômio qualificar e promover. Precisamos qualificar a população, que precisa entender que o turismo faz parte da cadeia, o turista consome na farmácia, no restaurante, na conveniência, no hotel. Toda a cadeia econômica é movimentada. Precisamos preparar essa comunidade, precisamos promover, vender Corumbá. Essa é a missão da Fundação de Turismo do Pantanal”, complementou.

Gerente de Política de Turismo da Fundação de Turismo do Pantanal, Carlos Espíndola, avaliou que a capacitação garantirá “qualidade maior no atendimento. Verificamos que a falta de informação influencia na qualidade do serviço. Ao conhecer o ambiente que vive, passa a divulgar com maior propriedade e é isso que o turista quer”, disse.

Também instrutor do ‘Programa de Qualificação para o Bom Atendimento do Turista’, Espíndola afirmou que a iniciativa “faz parte de um projeto que pretende sensibilizar as pessoas. Para desenvolver é preciso envolver e para envolver é preciso conhecer”, finalizou.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Elisângela Sienna da Costa Oliva, “a qualificação que visa melhorar o atendimento ao turista, deve ser encarada como ação permanente e continua. Pois, se quisermos fazer com que os nossos turistas levem uma boa impressão da nossa cidade, e que esta visão se transforme em propaganda espontânea e positiva é necessário sempre capacitar os atores envolvidos”.

As outras duas etapas da qualificação terão os seguintes segmentos participando:

2º Etapa – MEI /Eventos – Outubro

  • Ambulantes
  • Barraqueiros

3º Etapa – Profissionais da cadeia do turismo – Novembro

  • Funcionários dos Barcos- Hotéis
  • Recepcionistas
  • Garçons
  • Funcionários de Agências e Operadoras
  • Guias de Turismo
  • Taxistas/ Transporte por aplicativos
  • Comércio em geral
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