Iniciou nessa segunda-feira, 09 de setembro, a primeira etapa do Treinamento em Epidemiologia aplicada aos serviços do SUS (EpiSUS Fundamental).
O objetivo é de fortalecer o sistema de Vigilância em Saúde visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública, com formação de epidemiologistas de campo para investigação de casos ou surtos.
O curso, que possui duração de 3 meses, é uma realização do Ministério da Saúde, da Secretaria do Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS/MS, em parceria com a Secretaria de Saúde de Corumbá.
“Este projeto contemplou somente Campo Grande e Corumbá, como proposta à vigilância de fronteira. Os conceitos a serem estudados são aplicáveis não só a vigilância mas em diversas áreas da saúde. O apoio da Prefeitura desde o ínio do processo foi fundamental para a sua realização”, explicou a Coordenadora do CIEVS/MS, Karine Barbosa.
O programa de treinamento segue modelo internacional e recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.
O Secretário de Saúde, Rogério Leite, ressaltou a relevância do treinamento “o curso é excelente, muito importante para a nossa cidade, principalmente por sermos um município de fronteira. Os servidores estão tendo uma oportunidade única, devem multiplicar os conhecimentos e colocar em prática”.
Por ser um modelo internacional, são ofertadas 25 vagas por turma, direcionadas para profissionais que estão na “linha de frente” dos serviços de saúde. Estão participando dois médicos da Bolívia, sendo um de La Paz e outro de Puerto Suarez, e dois profissionais de Ladário.