O campus Corumbá do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) foi inaugurado oficialmente nesta quarta-feira, 20 de novembro. Com quatro blocos, a unidade conta com laboratórios, biblioteca, setores administrativos, quadra poliesportiva e estacionamento. Em funcionamento desde o ano passado, a instituição ainda não havia sido inaugurada.
Durante a cerimônia, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC, Ariosto Antunes, afirmou que a inauguração de mais um campus cumpre a missão de interiorização do ensino profissional e garante a presença do poder público federal na oferta de ensino profissional e técnico.
“O governo federal tem feito um grande esforço para consolidar a rede federal de ensino. Queremos terminar obras, modernizar laboratórios, mobiliar salas de aula, fazer com que a rede possa ser operacional e cumpra seu papel de oferta de ensino nas mais diversas modalidades”, disse.
O campus Corumbá, que possui 6,6 m² de área construída, conta com cursos técnicos integrados ao ensino médio, educação à distância, qualificação profissional, graduação e pós-graduação. São cerca de 1,4 mil estudantes.
A unidade de ensino está situada na região conhecida como Maciço do Urucum, uma das maiores reservas de minério do país. A presença da instituição no local busca suprir a demanda de mão de obra para o setor.
Para Ariosto Antunes, outro importante compromisso dos institutos federais é apoiar as atividades de inovação e pesquisa aplicada com o empreendedorismo para garantir a empregabilidade dos jovens. “Esse é um espaço que prepara para o desenvolvimento local e qualifica o capital humano necessário para esse avanço”.
O secretário municipal de Educação, Genilson Canavarrro de Abreu, representou o prefeito Marcelo Iunes no evento. Ele destacou a parceria entre o Município e o IFMS, que está presente na região há quase 10 anos, e a importância da instituição na formação dos estudantes.
“O Instituto Federal abre portas para a comunidade e absorve muitos dos nossos estudantes, assegurando uma formação adequada e preparada para as demandas que se apresentam aqui”, afirmou Genilson.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) está em dez municípios mato-grossenses: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. Com informações do Portal MEC Foto:Clóvis Neto