Com Oficina Itinerante, APAE agiliza atendimentos ortopédicos

Até sexta-feira, 31 de janeiro, a APAE Corumbá sedia os atendimentos da Oficina Itinerante Ortopédica. Com um caminhão adaptado para os serviços, a unidade móvel integra o programa “Viver sem Limites”, do Ministério da Saúde. Todo o atendimento – agendado antecipadamente – é realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para conhecer o serviço, o prefeito Marcelo Iunes visitou a Oficina na tarde desta quarta-feira, dia 29. “Essa é uma iniciativa muito importante e agiliza o atendimento para muitas pessoas. Parabenizo a APAE pelo bom trabalho que presta à nossa comunidade e a Prefeitura está sempre à disposição”, afirmou o chefe do Executivo Municipal após visitar o caminhão da Oficina Itinerante Ortopédica.

“São vários os atendimentos como órteses, próteses, entrega de cadeiras e avaliações em geral. O paciente vem, entregamos os dispositivos ortopédicos e, em alguns casos quando extremamente necessários, encaminhamos para Campo Grande. Mas, a função do caminhão é facilitar o acesso e evitar ao máximo o encaminhamento para a Capital do Estado”, explicou o fisioterapeuta Wellington de Matos Wanderley, responsável pelos atendimentos no  Oficina Itinerante Ortopédica. Para esta passagem do caminhão foram agendados 48 pacientes.

Coordenadora em Saúde do Centro Especializado em Reabilitação (CER)/APAE Corumbá, Sônia Regina Sabatel, reforçou que a Oficina cumpre a função de facilitar o acesso ao serviço. “Muitas dessas pessoas têm dificuldades para se locomover para Campo Grande e a Oficina percorre todo Estado tirando as medidas e trazendo os dispositivos ortopédicos depois”.

A APAE funciona na sede situada na rua Santa Terezinha,705, bairro Maria Leite, com o auxílio de uma equipe multidisciplinar de voluntários que doam tempo e conhecimento profissional aos diversos serviços prestados na instituição.

**Foto: Clóvis Neto/PMC

Skip to content