As obras que a Prefeitura de Corumbá realiza por toda a cidade não são executadas apenas com verbas do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Embora importante, o financiamento do Fundo internacional é apenas uma parcela dos recursos utilizados pelo Executivo para ampliar a rede de infraestrutura urbana do município.
Desde o início da gestão, a administração do prefeito Marcelo Iunes vem trabalhando com recursos próprios da Prefeitura – aqueles provenientes de impostos que o cidadão paga, como IPTU– para executar a pavimentação de alamedas com blocos de concreto (lajotas sextavadas).
As ações são realizadas em todos os cantos da cidade. Em 2018, por exemplo, a Prefeitura entregou o lajotamento de alamedas na região do Morro da Carlinda, no bairro Nossa Senhora de Fátima. Lá, foram pavimentadas as alamedas São Sebastião; Vasco da Gama; Interna (São Francisco); General Osório e também um trecho da rua 7 de Setembro.
No ano passado, o calçamento com lajotas foi concluído na Alameda Eriberto, e seu prolongamento, a Travessa São Bento, entre as ruas América e Cuiabá, ao lado do MS Frios. A pavimentação também foi finalizada na Alameda Vulcano, na região do Borrowski.
O Município executa um pacote que vai pavimentar mais de 4,5 mil metros quadrados de alamedas com blocos de concreto. Os serviços, em execução, começaram pelas vias de um conjunto atrás do Detran, na região do bairro Guarani.
“Estamos aplicando cerca de R$ 650 mil para lajotar mais de 4 mil metros quadrados de alamedas em nossa cidade. É um serviço com recursos próprios da Prefeitura. É uma ação que traz qualidade de vida aos moradores das alamedas que vão receber essa pavimentação. Temos outro projeto que vai contemplar aproximadamente 40 alamedas”, declarou o prefeito Marcelo Iunes ao vistoriar as obras.
Fotos: Gisele Ribeiro – Clóvis Neto/PMC