A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Saúde, está realizando diversas ações como parte da Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência.
No dia 11 de fevereiro, foi feito uma reunião de sensibilização com os Agentes Comunitários de Saúde sobre o tema para que atuem como multiplicadores. No decorrer da semana, enfermeiros estão palestrando nos Centros de Referência de Assistência Social para os adolescentes sobre os métodos contraceptivos e os impactos de uma gravidez.
A enfermeira do Programa de Planejamento Familiar do município, Natalia Silva conta “o adolescente tem sim interesse em saber sobre sua sexualidade, seu copro, sobre as doenças a que estão suscetíveis. Muitas vezes eles não têm o apoio em casa ou até mesmo vergonha de falar sobre isso e nós como profissonas da saúde temos como obrigação tirar todas as dúvidas e orientar sobre métodos seguros e eficazes”.
A Secretária-adjunta de Assistência Social de Corumbá, Adelma Galeano explica “norteados pela Lei Federal que institui a semana em fevereiro, estamos realizando diversas ações no Município, tanto para os adolescentes como para os pais, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência”.
Ainda está previsto palestras nas escolas da rede municipal, estadual e particulares.