O prefeito Marcelo Iunes entregou nesta quarta-feira, 11 de março, a nova sede da Extensão Passo do Lontra. A unidade escolar, que antigamente funcionava na base da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) da região de Passo do Lontra, agora está instalada no Buraco das Piranhas, no mesmo prédio onde funciona uma base da Policia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul.
“Precisamos agradecer toda equipe da Secretaria Municipal de Educação pela dedicação e pelo empenho em resolver a situação desses estudantes, dessa comunidade, e também ao governador Reinaldo Azambuja, que permitiu trazermos essa escola para cá, onde os alunos, os professores e os técnicos ficarão muito bem instalados e terão acesso a um ensino de qualidade”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
O chefe do Executivo municipal reforçou ainda que o Município segue empenhado em conseguir uma área para levar a extensão de volta à tradicional comunidade pantaneira de origem. “Estamos buscando uma solução com o INCRA e, recentemente, o secretário de Educação, Genilson (Canavarro de Abreu), nos informou que a Justiça também está auxiliando-nos a encontrar um local para sediarmos essa extensão”, continuou.
Os 23 estudantes da Extensão Passo do Lonta, que faz parte da Escola Municipal Rural de Educação Integral Luiz de Albuquerque Melo Pereira e Cáceres, também receberam os uniformes e os kits escolares do ano 2020. “Hoje a Prefeitura entrega um prédio confortável, reformado, para atender a comunidade do Passo do Lontra. Os alunos também receberam os uniformes e foram os primeiros a receberem aos kits escolares”, destacou Genilson.
Para receber os alunos, a Prefeitura realizou uma ampla readequação de todo o espaço da base da PMA. As duas salas de aula tiveram piso, forro, iluminação e a pintura completamente refeitas. Lousas de vidro foram instaladas nas salas, que ainda receberam carteiras novas. Um alambrado também foi instalado no entorno do prédio, bem como um calçamento com cobertura.
Os três banheiros (um masculino, um feminino e um dos professores) foram reformados. A Prefeitura ainda instalou duas caixas de água – uma de 10 mil litros e outra de 2 mil litros – que serão abastecidas rotineiramente com água potável, conforme cronograma da Secretaria de Educação. Cinco professores vão atuar na extensão e ficarão alojados lá, além de uma merendeira, uma auxiliar de limpeza, um motorista e uma auxiliar de motorista.
Os alunos terão transporte diário de casa até a escola e da escola para a casa. Na extensão, eles receberão café da manhã, almoço e lanche antes de retornarem para seus lares. O ano letivo 2020 começa já nesta quinta-feira, dia 12.
Mais obras
Ainda durante a entrega da nova sede da extensão Passo do Lontra, o prefeito Marcelo Iunes anunciou a reforma e ampliação de mais duas unidades rurais. “Vamos praticamente reconstruir a escola do assentamento São Gabriel e reformar e a Escola Rural Carlos Cárcano, no assentamento Urucum”, afirmou.
“No São Gabriel, já autorizei o início do processo licitatório, que deve ser publicado nos próximos dias, e no Carlos Cárcano as obras começam ainda neste semestre. São ações importantes para os nossos estudantes, todos realizados com recursos próprios do Município”, completou o chefe do Executivo municipal.
Marcelo Iunes lembrou ainda que já foi definida a empresa responsável pela construção da Escola Municipal Rural Polo São Lourenço e Extensões, no Aterro Binega, Alto Pantanal. O extrato foi publicado na edição dessa terça-feira do DIOCORUMBÁ. O prazo de vigência do contrato é de nove meses e a obra está orçada em R$ 737.720,02 (setecentos e trinta e sete mil, setecentos e vinte reais e dois centavos). A empresa vencedora do certame foi a Soares & Trefzger Ltda.