“Enquanto há, vida há esperança!” Essas foram as palavras de Myrthes Bastos, de 96 anos, que assim como sua irmã, Dirce Bastos Hass, de 100 anos, que é hipertensa, se tornaram um exemplo de superação e venceram o Covid-19.
Como são vizinhas se visitam diariamente, e por vezes sentam-se juntas na varanda para tomar um ar livre e ver o movimento da rua.
Myrtes apresentou os primeiros sintomas da doença, como febre, tosse e cansaço, as duas realizaram o teste PCR/Swab em 27/06, o resultado foi emitido em 29/06.
O enfermeiro, Franz Martins Eger, que coordena a equipe Home Care, que assiste as senhoras conta “ligamos para a Vigilância Epidemiológica do Município e realizaram o teste Swab, em dois dias o resultado positivo foi emitido. Elas foram tratadas com muita hidratação, repouso, e vitamina C. Não fizeram uso de outros medicamentos, apenas tratou-se os sintomas, claro que devido a idade, elas demoraram mais dias para se recuperar”.
Myrtes Bastos, relata como sentiu-se “fiquei mais de 15 dias ruim, fraca, sem olfato e paladar, mas quando estava doente não sentia que já ia para o lado de lá. Nunca fui pessimista. Enquanto há vida há esperança, nem lembro a minha idade, não se pode ficar desanimada”. Seu segredo para a longevidade e saúde é viver tranquila, sem stress, levar uma vida simples e se alimentar bem.
Para o Secretário de Saúde, Rogério Leite a história é um exemplo ”essas senhoras são exemplos de superação. A mensagem que fica é de esperança, coragem e de vontade de viver”.
Boletim Epidemiológico Corumbá
Até o dia 29 de julho, Corumbá já testou 8.859 pessoas, destas 1.166 foram positivas, sendo que 61,45% já estão recuperadas; 33,45% estão em isolamento; 2,07% estão internadas e 3,07% foram a óbito. Acompanhe diariamente as no site da Prefeitura.
*Senhora Dirce a esquerda da foto e Senhora Myrtes a direita.