Desde o início da pandemia do Covid-19, enfrentamos o desafio da adaptação a esse cenário, muitas vezes acompanhado de medo, incertezas e ameaça à saúde. Esses fatores mudam significativamente a rotina de muitas pessoas e, frente a isso, pode ocorrer um aumento geral de sofrimento psicológico.
O isolamento, adoecimento, contágio, estigma são alguns dos problemas vivenciados nesse período e que podem comprometer a saúde mental de qualquer pessoa, pensando nisto a Secretaria Municipal de Saúde instituiu acolhimento psicológico, por telefone ou presencial no Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19.
A psicóloga, Michele Camargo explica “a prevalência de problemas psicológicos devido ao Covid está mais voltado para o desenvolvimento de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático principalmente daqueles que perderam entes queridos ou vivenciaram uma internação ou suspeita de contágio”.
O Secretário de Saúde, Rogério Leite conta “instituímos o serviço para que as pessoas possam se sentir acolhidas e diminuir futuros problemas relacionados à saúde mental. Ao procurar o Centro peça para conversar com um psicólogo, não leve as suas angústias de volta para casa, cuidar da sua saúde mental faz toda a diferença, o serviço está disponível também por telefone e WhatsApp”.
O atendimento presencial no Centro funciona de segunda a sexta, das 7 às 19h, na R: América, n°1576. E por telefone ou WhatsApp pelo 99834-2027/ 99932-2028/ 99826-2010, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17hs.