Concurso Beleza Negra Virtual premia vencedores

Os vencedores do ‘Concurso Beleza Negra Virtual’ foram premiados nesta segunda-feira, 30 de novembro.  Além das faixas, Heitor da Silva Generozo, 20, e Gabriele Cavassa, 23, receberem premiação individual de R$ 300.Os  valores foram doados pelos parceiros do evento.  O concurso foi realizado pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Secretaria Especial de Cidadania e Políticas Públicas/Coordenadoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial.

“É um título muito importante, melhora a autoestima. Valoriza a raça negra e o resultado saiu justamente no dia da Consciência Negra, em 20 de Novembro, foi uma data muito bem escolhida e eu estou muito feliz pela vitória”, disse o vencedor da categoria Masculina, Heitor, estudante que conquistou 1.182 votos.

Gabriele, vencedora da categoria feminina, é acadêmica do curso de Estética e Cosméticos, afirmou que o Concurso reforça a representatividade negra em Corumbá. “Mostra que existe representatividade e que nossa beleza existe. É uma vitória imensa carregar esse título, nossa beleza tem características marcantes. Gostaria que concursos, como este, fossem frequentes para que possamos ganhar espaço”, disse a jovem que obteve 1.601 votos.

Coordenador de Políticas Públicas para Igualdade Racial, Alexander Pereira de Souza, explicou este ano, em razão da pandemia do novo coronavírus, o concurso foi realizado virtualmente, completamente pela internet. Teve como objetivos “valorizar a cultura e a estética afro-brasileira, enaltecer a autoestima, a diversidade étnica e o respeito”, disse o coordenador. “Mostra para a sociedade que temos direitos sim, basta querer, estudar e correr atrás dos nossos objetivos”, completou.

Secretária Especial de Cidadania e Políticas Públicas e primeira-dama, Amanda Balancieri Iunes, destacou que é uma política da administração Marcelo Iunes a valorização da população negra de Corumbá. “Devido à pandemia tivemos a ideia de fazer virtual e não imaginávamos que teria esse alcance. Houve mais de 40 mil visualizações e os primeiros colocados tiveram mais de mil votos cada. Com o concurso mostramos a importância da Consciência Negra, a valorização e a importância de combatermos o preconceito e mostrarmos que mesmo neste período de pandemia, não podemos deixar de combater o preconceito”, finalizou. O ‘Concurso Beleza Negra Virtual’ teve um total de 18 candidatos.

**Fotos: Matheus Nascimento/PMC

Skip to content