Prefeitura homenageia guardas municipais aposentados

A Prefeitura de Corumbá homenageou na manhã desta sexta-feira, 27 de novembro, servidores da Guarda Civil Municipal que já se aposentaram. A iniciativa é uma manifestação de reconhecimento à dedicação destes profissionais no cumprimento do dever ao longo do tempo de serviço prestado à sociedade corumbaense. O prefeito Marcelo Iunes participou da cerimônia realizada na sede da Guarda Civil Municipal.

“É um dia de muita felicidade poder reconhecer o trabalho de vocês, guardas municipais, que hoje estão aposentados. É uma justa homenagem que prestamos a vocês, que se dedicaram pelo Município e sua sociedade”, disse o prefeito. Marcelo Iunes ressaltou que a administração tem se empenhado em garantir maiores condições e estrutura para a Guarda Municipal.

“Hoje a Guarda Municipal conta com plano de cargos e carreiras e estrutura física e logística. Trabalhamos projeto de vídeo-monitoramento para garantirmos maior segurança em praças; escolas e equipamentos públicos e levar ainda mais segurança para a nossa sociedade. Assinamos na quinta-feira, dia 26, convênio que vai nos proporcionar mais quatro viaturas para a Guarda Municipal. Estamos reconhecendo o trabalho de vocês”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Yussef Salla, afirmou que o Legislativo está “à disposição para atender às demandas da Guarda Civil Municipal”. O parlamentar frisou que o prefeito Marcelo Iunes teve “sabedoria e coragem para trabalhar o Plano de Cargos e Carreiras da corporação”.

O superintendente da Guarda Civil Municipal, Miguel Soares, disse aos homenageados que ao prestar reconhecimento a eles, o Município “valoriza cada dia de serviço de vocês em prol da sociedade corumbaense ao longo dos anos na corporação”.

Secretário Municipal de Segurança Pública, José Luiz de Aquino Amorim, destacou a importância das ações da Prefeitura na estruturação de toda a Guarda Municipal. “O prefeito Marcelo Iunes não tem medido esforços para equipar a Guarda e valorizar o servidor. Estamos com a Secretaria e a Guarda Civil Municipal estruturadas física e juridicamente. O senhores, hoje aposentados foram o alicerce da Guarda Municipal”, finalizou.

Foram entregues placas para os guardas municipais: Antônio Miranda, Alcides Alves Brandão; Severino Idelfonso de Almeida; Waldir Tezeu; Nelson Oliveira; Ereonildo Alves de Paula e Renato Teodoro Alves.

Também participaram da homenagem os secretários Rogério dos Santos Leite (Saúde) e Luciano Aguilar Rodrigues Leite (Desenvolvimento Econômico e Sustentável).

A Guarda Municipal

São princípios mínimos de atuação da Guarda Civil Municipal: a proteção dos direitos humanos fundamentais do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; compromisso com a evolução social da comunidade e uso progressivo da força; proteção à mulher através da Patrulha Maria da Penha; uso de sistema de vídeo-monitoramento aliado a proteção de prédios municipais. É competência geral da Guarda Civil Municipal a proteção de vidas, bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município.

Criada em 18 de dezembro de 1989 pela Lei Municipal n° 1.068, a Guarda Civil Municipal de Corumbá tem 209 guardas, sendo 24 mulheres. Atualmente, é dividida nos núcleos superintendência, corregedoria, ouvidoria, núcleo administrativo, núcleo operacional, núcleo de vídeo-monitoramento, núcleo de ensino; Patrulha Maria da Penha, núcleo psicossocial e núcleo de patrimônio e logística.

Skip to content