A equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá embarcou nesta quinta-feira, 28 de janeiro, para mais uma edição do Programa Social Povo das Águas. A Ação Social vai atender as famílias residentes na região do Taquari a partir do sábado, 30 de janeiro. Esta viagem é referente à 10ª edição do ano 2020.
Com uma equipe reduzida, em razão da pandemia do novo coronavírus, toda uma preparação logística foi realizada para o atendimento. A sexta, dia 29, está reservada para organização dos materiais e distribuição nos locais de atendimento.
O atendimento efetivo começa no sábado, 30 de janeiro, na região do Rio Negro na Casa do João Banana, das 08h às 12 horas. No dia 31, será a vez dos moradores das regiões do Corixão e Cedrinho, das 08h às 12h as equipes vão atender na Casa do Senhor Elpídio.
Para a segunda-feira, 1° de fevereiro, serão atendidos os ribeirinhos da Colônia do Bracinho, das 10h às 14 horas, na Escola Municipal Sebastião Rondon. Na terça, dia 02, os serviços serão prestados na Colônia São Domingos, das 08h às 12h, na Escola Municipal Santa Aurélia.
Os moradores da Colônia do Cedro e Limãozinho terão atendimento das equipes do Povo das Águas na quarta-feira, 03 de fevereiro, na Escola Municipal Nazaré no período das 08h às 12 horas. O retorno para Corumbá acontece na quinta, dia 04.
A coordenação do Povo das Águas pede aos moradores da região do Taquari que levem todos os documentos da família, inclusive o título de eleitor. O Ministério Público Federal solicitou levantamento para avaliar a possibilidade de instalação de uma seção eleitoral na região.
Conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que coordena o programa Povo das Águas, a Prefeitura está completando as ações previstas para 2020, mas que sofreram alteração por causa da pandemia da Covid-19.
No período de 19 a 25 de janeiro foram assistidos os ribeirinhos do Alto Pantanal. Agora, de 28 de janeiro e 05 de fevereiro, a equipe atende aos moradores do Taquari. De 12 a 19 de fevereiro serão atendidas as famílias do Baixo Pantanal; e de 26 de fevereiro a 04 de março a população do Alto Pantanal.