A Prefeitura de Corumbá promove de 25 a 29 de janeiro a Semana da Visibilidade Trans. Executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e Coordenadoria de Políticas Públicas para LGBT, a iniciativa busca a promoção de um diálogo em torno do respeito à diversidade.
Serão quatro dias de uma programação contendo orientações sobre o movimento trans, com fixação de cartazes, e entrevistas a rádios da cidade. A Semana comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro.
As ações tiveram início nesta segunda-feira, dia 25, entrevista na rádio Nova Clube AM sobre ‘Procedimento para alistamento de trans e travestis’. Também foram realizadas orientações sobre movimento trans nos CRAS Itinerante e CRAs IV.
Em 29 de janeiro de 2004, mulheres transexuais, homens trans e travestis foram a Brasília lançar a campanha “Travesti e Respeito” para promover a cidadania e o respeito entre as pessoas e que mostrasse a relevância de suas ações no Congresso Nacional.
Foi o primeiro ato nacional organizado pelas próprias trans e isso repercutiu muito, de maneira que não só a data é lembrada e celebrada, como diversas manifestações e passeatas aconteceram ano após ano para reafirmar a importância da vida dessas pessoas. Com informações do site M de Mulher.
Programação
26/01
08h – Entrevista nas rádios Difusora FM, Band FM e Fronteira FM com Rhayllana Xavier.
Tema: Depoimento de uma mulher trans.
08h – Orientação sobre o movimento trans com fixação de cartazes.
Público alvo: equipe administrativa.
Local: CRAS Albuquerque e CRAS II
27/01
12h – Entrevista na rádio FM Cidade com a coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Wânia Alecrim, e com o coordenador de Politicas PúblicaS para LGBT, Márcio Kalango.
09h – Orientação sobre o movimento trans com fixação de cartazes.
Público alvo: equipe administrativa.
Local: CRAS I
29/01
09h – Entrevista na rádio FM Pantanal com Maria Ap. Moura, gerente de gestão de Políticas Educacionais.