O Núcleo de Educação Para o Trânsito da Agência Municipal de Trânsito e Transporte da Prefeitura Municipal de Corumbá realizou uma ação educativa voltada para condutores estrangeiros na manhã de sexta-feira, 12 de fevereiro.
Ao serem abordados os condutores primeiramente recebiam uma instrução teórica – em idioma espanhol – sobre as principais regras de circulação, parada e estacionamento previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Dentre as principais orientações, o agente de trânsito Urquidi explicava sobre os locais onde são proibidos o estacionamento, como pontos de táxi, de mototáxi, de idosos e pontos especiais para deficientes físicos. Além de orientar sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança e proibição do uso do celular enquanto dirige, infrações mais cometidas por estrangeiros no trânsito de Corumbá.
Após as orientações, os condutores eram desafiados a estacionarem carrinhos de brinquedo de forma correta em uma maquete com vagas de estacionamentos diversas.
O agente de trânsito José Ricardo Pareja Urquidi, interlocutor da ação, falou sobre a importância desse tipo de ação para os bolivianos: “Alguns desconhecem realmente as regras de trânsito, por mais que saibamos que para dirigir em outro país é necessário conhecer suas regras de circulação. Portanto essa ação agrega mais conhecimento aos condutores estrangeiros e demonstra um interesse do órgão de trânsito brasileiro em levar a informação a todos. Foi um prazer conversar em espanhol com todos participantes e saber que temos colaborado com a educação dos motoristas.”
O diretor-presidente da AGETRAT, Lúcio André Messias de Barros, que também esteve no local falou sobre as várias frentes da Agência de Trânsito para incluir os condutores estrangeiros no trânsito de Corumbá: “Todos devem respeitar as leis de trânsito em nossa cidade. Hoje fizemos uma ação específica para condutores estrangeiros porque foi identificada essa necessidade por parte do Núcleo de Fiscalização de Trânsito que acionou o Núcleo de Educação Para o Trânsito, tudo tem base estatística para acontecer. Ficamos felizes que todos motoristas que abordamos foram receptivos as mensagens e agora podem disseminar as boas práticas. Vale ressaltar que essas ações são paralelas as ações de fiscalização, pois precisamos garantir o respeito à legislação de trânsito.” – disse Lúcio.
Todos condutores abordados receberam uma cartilha de orientação sobre as regras de trânsito no Brasil traduzidas para espanhol.