Prefeitura debate projetos de Segurança e Prevenção ao uso de drogas com Conselho Estadual

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, se reuniu com a presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, a psicóloga Denise Souza e Silva, para apresentarem as ações e projetos desenvolvidos pelo COMAD (Conselho Municipal Antidrogas) e seus respectivos resultados entre eles.

Durante a reunião, realizada na última sexta-feira, 19 de fevereiro, o tenente-coronel PM César Freitas Duarte, secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, apresentou as ações e projetos que o Conselho Municipal e seus parceiros (UFMS, IFMS, Comad e MPT – 24ª Região) estão realizando na região, com destaque para o projeto intitulado “Práticas Multidisciplinares no Unei Pantanal”.

“Esse projeto trabalhou com 22 sócio-educandos, que receberam durante o tempo de internação cursos de metalurgia, serralheria e informática, que são ministrados pelo Instituto Federal. E desses adolescentes atendidos pelo projeto tivemos oito deles que conseguiram vagas no mercado de trabalho”, explicou Freitas.

Na ocasião o secretário também apresentou os dados da violência nas escolas do Município e propôs a criação de um projeto a ser apresentado junto a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas em Brasília.

“Nós já temos a Lei Federal 11.343/2006 que trata sobre a Política Nacional sobre Drogas (PNAD), que trabalha dentro dos 5 eixos preconizados que contemplará, por intermédio do PAE (Praticas de Ações Educacionais) e MAE (Manutenção do Ambiente Escolar) que é uma legislação municipal que trata sobre a prevenção e o tratamento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social (delinquência); a patrulha escolar, que é vinculada a guarda municipal e que por força de lei é incumbida a realizar rondas nas mediações das escolas municipais; e pela também a intensificação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) que é um programa de prevenção a violência e ao uso de drogas ilícitas no interior das escolas”.

Além desse trabalho que está sendo realizado, será feita uma pesquisa sobre drogas, um projeto em parceria COMAD e UFMS que, de maneira pioneira, estudará o impacto dos entorpecentes no município de Corumbá e região. “Serão abordadas 1.100 pessoas de diferentes parte da cidade e isso possibilitará o mapeamento preciso das drogas na região, pois teremos uma média de 10% da população e com isso teremos embasamento para qualquer trabalho que realizemos”, adiantou o Secretário Municipal.

Através desse projeto o município atacará os três eixos da Polícia Nacional de Drogas, trabalhando a prevenção, a repressão e a pesquisa sobre droga no município.

Skip to content