A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), iniciaram em fevereiro os primeiros cursos de capacitação na zona urbana e, agora dá inicio as capacitações na área rural.
Assim aconteceu nesta sexta – feira e sábado em Albuquerque, na Paróquia de Nª Senhora da Conceição, local onde o CRAS Albuquerque realiza a oferta dos serviços socioassistenciais, o Programa de Inclusão Digital Rural para seis usuários, que devido a Pandemia da COVID 19 o quantitativo de cursistas foi reduzido seguindo orientação do SENAR, órgão que está promovendo a capacitação.
A capacitação profissional, acesso ao mundo do trabalho e autonomia financeira das famílias, é a meta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania quando promove cursos e capacitações nos Centros de Referência de Assistência Social. (CRAS), destacou a secretária Amanda Balancieri Iunes, responsável pela pasta.
Ressalta também que “prover a capacitação profissional é decisivo para que as famílias busquem gerar renda para melhoria na saúde financeira de suas famílias, consequentemente alçar novas conquistas na vivência social e comunitária, assim alavanca toda uma cadeia produtiva no município”.
Portanto, finalizou a secretária Amanda Iunes, “nossa proposta é a organização de cursos e capacitações como uma forma de ampliar a preparação e qualificação profissional dos usuários da Assistência Social, para atender as novas demandas do mundo do trabalho, altamente competitivo, em constante busca pelo funcionário que utiliza diferentes estratégias e se destaca na conquista do consumidor cada vez mais exigente, então é fundamental oferecer sempre o melhor. Por isso os cursos e capacitações precisam focar no aprendizado e desenvolvimento de pessoal dos nossos munícipes”.