Prefeitura fortalece agricultura familiar com aquisição de produtos pelo PAA

A Prefeitura de Corumbá iniciou nesta quarta-feira, 10 de janeiro, a entrega do Programa de Aquisição de Alimentos Federal (PAA). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar.

Nesta primeira ação foram adquiridos 3.371 quilos de alimentos de agricultores familiares de assentamentos rurais do município e repassados para o CRAS Albuquerque e CRAS II, que receberam cestas contendo produtos hortifrutis como melão, abóbora, quiabo, melancia, milho, limão taiti, maxixe, berinjela, limão rosa e abobrinha verde.

O PAA Federal, coordenado pelo Ministério da Cidadania, promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo. Corumbá tem saldo de R$ 390 mil para aquisição de alimentos da agricultura familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal.

Superintendente de Agricultura Familiar, Lúcio Gabriel Nascimento e Sá, informou que o recebimento dos produtos adquiridos dos agricultores familiares dos assentamentos de Corumbá, acontece toda quarta e quinta-feira no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató. O Município prevê ampliar as datas de entrega pelos produtores a partir de março.

“A Superintendência de Agricultura Familiar, da Prefeitura de Corumbá, é responsável por fiscalizar as propriedades que vão fazer as entregas; receber os produtos e fazer o pagamento referente àquilo que foi coletado. A Superintendência também é responsável pela doação dos produtos”, explicou Lúcio Gabriel.

Acompanhando a entrega do PAA Federal, o secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) afirmou que com a aquisição dos alimentos produzidos pelos agricultores familiares, a “Administração Municipal garante apoio e suporte para que possam gerar renda, vivam da sua propriedade e consigam se desenvolver”, disse.

Cássio lembrou que a Prefeitura também mantém o Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAAM), criado pelo prefeito Marcelo Iunes por meio da Lei Municipal 2.709/2019, que incentiva o plantio pelos pequenos produtores rurais e diversificação do cultivo de alimentos para abastecer as escolas, creches e outros equipamentos públicos da cidade.

O secretário reforçou que o Município segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes para que sejam desenvolvidas ações com o objetivo promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas sociais locais. Também acompanhou a entrega dos alimentos o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite.

Skip to content