Prefeitura repassa ramas de mandioca para agricultores familiares do assentamento Taquaral

A Prefeitura de Corumbá fez na segunda-feira, 08 de fevereiro a entrega de ramas de mandioca para agricultores familiares do assentamento Taquaral. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar, a iniciativa faz parte do projeto “Introdução da cadeia produtiva da mandioca de mesa em Corumbá”.

Foram entregues 14 metros cúbicos de rama de mandioca da variedade BRS 396, que é a mais recomendada para cultivo na região dos assentamentos rurais de Corumbá. O produto vai ser repassado para 14 agricultores familiares do próprio Taquaral. A expectativa é que cada metro cúbico alcance produtividade em torno de 10 a 13 toneladas de mandioca de mesa por produtor.

A aquisição das ramas foi feita numa parceria da Prefeitura de Corumbá com produtores do assentamento Taquaral.  O Município entrou com apoio logístico, motorista, equipe para carga e descarga e também cedeu caminhão para o transporte. O produto foi adquirido na cidade de Dois Irmãos do Buriti (MS). Ainda para este mês está prevista a chegada de segunda remessa de ramas de mandioca.

“A Prefeitura, por meio da Superintendência, vai garantir apoio com o acompanhamento do plantio, crescimento, combate às pragas. Tudo isso com técnicos do Município. Esse projeto tem o objetivo de iniciar a cadeia produtiva da mandioca de mesa no município, a mandioca de mesa que é a mais plantada na região, principalmente nos assentamento. Há um potencial produtivo para essa variedade na região e trabalhamos para promover a cadeia produtiva no sentido de levar essa mandioca, já beneficiada, pra os estabelecimentos comerciais do município”, informou o superintendente de Agricultura Familiar, Lúcio Gabriel Nascimento e Sá. Ele destacou que a iniciativa segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes para incentivo à produção dos agricultores familiares dos assentamentos de Corumbá.

Mandioca – BRS 396

Mandioca de mesa de polpa amarela com alto teor de betacaroteno (precursor da vitamina A). Alcança produtividade de até 50 toneladas por hectare, devendo ser colhida de sete a doze meses após o plantio. Por ter uma arquitetura pouco ramificada, os tratos culturais são favorecidos. A colheita também é facilitada em função da disposição horizontal da maioria das raízes, o que favorece o arranquio e despenca, ademais a cultivar apresenta raízes uniformes, o que facilita sua comercialização. Com reduzido tempo para cozimento, sua massa das raízes quando cozida apresenta textura farinácea, sabor característico e ausência de fibras, características culinárias consideradas positivas. Além destas características, a cultivar apresenta moderada resistência à bacteriose e ao superalongamento. A cultivar é recomendada para o Distrito Federal e Entorno bem como para os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, sendo mais indicada para o plantio em solos de média a alta fertilidade. Com informações do site da Embrapa.

 

Skip to content