Após solicitação do Prefeito Marcelo Iunes, Estado confirma a ativação do Hemonúcleo Corumbá

Em reunião on-line realizada hoje, dia 26 de março, com o Conselho Estadual e Municipal de Saúde, o Estado firmou o compromisso de reabrir do Hemonúcleo Corumbá “Romeu Albaneze”. Atualmente para suprir a necessidade o Hemonúcleo recebe bolsas de sangue do Hemosul de Campo Grande e, essas bolsas nem sempre são suficientes.

Como conta o Prefeito Marcelo Iunes, “esta é uma necessidade antiga, que será suprida devido a parceria entre Corumbá e o Estado, agradecemos o Governador Reinaldo Azambuja e o Secretário de Saúde do Estado Geraldo Resende. O Corumbaense é conhecido por ser um povo acolhedor e solidário, tenho certeza que vamos ter muitos doadores, a ativação no núcleo aqui na cidade beneficiar Corumbá e outros municípios”.

O Secretário de Saúde, Rogério Leite explica “esta é uma tratativa antiga entre o Município e o Estado, que o Prefeito Marcelo Iunes solicitou prioridade, não é simplesmente abrir as portas, precisamos de profissionais habilitados e de equipamentos específicos, inicialmente a coleta será aqui e o sangue será enviado para Campo Grande, mas futuramente o Estado instalará uma centrífuga, para que todos os procedimentos pós coleta sejam realizados na cidade”.

A pauta foi pactuada na 299ª reunião da Comissão Intergestores Bipartide, realizada no dia 19 de março.

Skip to content