Prefeitura trabalha programa que incentive geração de emprego e renda em Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, está desenvolvendo um programa que incentive a geração de emprego e renda em Corumbá. A iniciativa visa estabelecer parcerias com outras secretarias do Município e demais órgãos – públicos e privados – para fomentar a implantação de qualificação profissional na cidade.

“Estamos alinhando uma metodologia mais eficaz, mais eficiente que consiga contemplar essa demanda por emprego e renda”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, após reunião com a secretária adjunta de Assistência Social e Cidadania, Mabel Sahib. “Na maior parte das vezes, as pessoas recorrem à Assistência Social ou para procurar um suporte ou para auferir rendas e emprego, ou mesmo para subsidiar, receber auxílios e benefícios eventuais”, complementou o secretário.

O Município iniciou um diálogo com os mais diversos segmentos para formalizar uma ampla parceria que estimule ações de incentivo à geração de emprego e renda na cidade. “Vamos traçar uma metodologia, não só com as secretarias do Município, mas com outras instituições como o Sindicato Rural, Senai, Sebrae, Senac, Governo do Estado. Todos que possam trabalhar com esse intuito. Vamos definir métodos para identificar a vulnerabilidade, as necessidades das pessoas e do mercado de trabalho e construir uma situação de ajuda”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

“Uma das vertentes da Assistência Social é fazer o encaminhamento dessas pessoas para o mercado de trabalho. Então, a ideia dessa articulação, é levantar a demanda, proporcionar a qualificação e encaminhar ao mercado de trabalho, ou seja, buscar autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, e consequente sair da situação de vulnerabilidade social”, ressaltou a secretária adjunta Mabel Sahib.

Cássio Marques destacou que o prefeito Marcelo Iunes orienta a promoção de ações que incentivem e estimulem iniciativas que possibilitem a geração de emprego e renda em Corumbá. Ele lembrou que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável dispõe de programas com esse viés.

“Na Secretaria temos um braço que busca dar esse suporte. Temos o apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) e estamos trabalhando na segurança institucional do programa do MEI. Estamos percebendo que na medida em que o tempo passa, as pessoas estão precisando do suporte do poder público para que consigam ter renda e sair dessa situação de vulnerabilidade”, finalizou o secretário e Desenvolvimento Econômico e Sustentável.

Também participaram do encontro, Luciano Leite (secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico) e Hesley Sant’Ana (gerente de Políticas Públicas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania).

Skip to content