Abril Verde – CEREST realiza palestra sobre “Prevenção de acidentes com materiais biológicos”

No mês alusivo a prevenção de acidentes de trabalho, o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador – CEREST realizou uma palestra, no dia 23, com o tema “Prevenção de acidentes com materiais biológicos”, para profissionais da rede de saúde.

Durante o evento a psicóloga, Cristiane Liger de Jesus Oliveira, fez uma apresentação gráfica dos acidentes com material biológico; e a fisioterapeuta, Carla Renata Coelho Serejo, abordou as Lesões dor Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Tralaho (DORT).

A coordenadora do Centro, Nely Ramona falou da importância da data “o objetivo é de conscientizar os trabalhadores da rede, e reduzir os acidentes de trabalho com materiais biológicos. A segurança no trabalho é direito de todos e dever de cada um”.

A reunião cumpriu todos os protocolos de biossegurança. O CEREST – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador está localizado na R: Ladário, s/n, (Ao lado terminal Rodoviário), Centro

Tel.: 3907-5444

 

Abril Verde

 

O Abril Verde é uma campanha que tem como objetivo principal estimular a adoção de procedimentos de saúde e segurança no trabalho de modo a alertar para a importância de práticas que reduzam os números de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho.

O mês de abril foi escolhido por conter duas datas importantes para o tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4). O símbolo é um laço verde e a cor escolhida representa as questões de segurança e saúde do trabalho. A mobilização envolve sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, instituiu o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, no ano de 2005.

A mobilização se faz necessária para tratar do tema das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

Skip to content