O prefeito Marcelo Iunes recebeu nesta quinta-feira, 15 de abril, a visita do prefeito eleito de Puerto Quijarro, Leonardo Luiz Chamby Montoya. Durante a agenda, a retomada das ações bilaterais entre Corumbá e a cidade boliviana da fronteira foi o principal tema. Assuntos relacionados ao comércio fronteiriço, o trânsito de veículos e o aumento nas exportações e importações de bens também foram abordados durante a agenda.
“Foi um encontro bastante positivo. Temos a visão de que o desenvolvimento de Corumbá depende também do desenvolvimento das cidades vizinhas. Por isso vamos sim retomar todas as agendas, todas as parcerias possíveis que beneficiem a população de toda a nossa fronteira”, afirmou o prefeito de Corumbá.
“Agora teremos um alinhamento com o Governo Federal e isso deve ser bastante positivo para Puerto Quijarro e também aqui para Corumbá, já que somos cidades irmãs”, comentou Leonardo Chamby, que toma posse no próximo dia 3 de maio. A primeira reunião bilateral entre as duas cidades está programada para acontecer já no dia 14 de maio.
Saúde
O combate à pandemia da Covid-19 também foi discutido durante o encontro. Marcelo Iunes apresentou todos os investimentos feitos pela Prefeitura na Santa Casa de Corumbá, onde 17 leitos de UTI estão atendendo os infectados pela doença, e no Centro de Covid, que faz o primeiro atendimento à população sintomática.
Chamy, por sua vez, reafirmou que a vacinação segue dentro do cronograma formado pelo Governo Federal da Bolívia. A expectativa é de imunizar cerca de 11 mil pessoas em Puerto Quijarro, cidade que tem população total de 19 mil habitantes. Sem o registro de novas variantes da Covid-19 circulando na fronteira, a expectativa é de que o Governo Boliviano abra a fronteira entre Corumbá e Quijarro nos próximos dias.
Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, do assessor especial Élbio Santos Mendonça, do vereador de Quijarro, Franz Alberto Vale, do coordenador municipal de Quijarro, José Carlos Gongora, do presidente político Victor Hugo, e do presidente do Centro Boliviano-Brasileiro 30 de Marzo, Liber Gonzales.