Entre os dias 1º de janeiro e 10 de abril deste ano, a Prefeitura de Corumbá atuou de forma incisiva para melhorar a infraestrutura urbana e rural no município. Durante o Ato de Governo realizado nessa segunda-feira, 26 de abril, o prefeito Marcelo Iunes destacou algumas das principais frentes de serviço tocadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP).
Só na área rural, a SISP fez a limpeza mecanizada de 547.649,433 metros de quadrados de vias públicas rurais. A ação atendeu os assentamentos Tamarineiro I, Norte II, Norte I e Sul; Paiolzinho, Taquaral e Urucum. Todos os assentamentos também receberam aplicação de aterro de primeira categoria, totalizando 66,1 mil metros quadrados. No Tamarineiro II Sul foram instalados ainda 178 metros de tubos de concretos para rede coletora de águas pluviais.
Na área, a SISP executou o serviço de tapa-buracos nos bairros Maria Leite, Centro América, Nova Corumbá e Guatós, totalizando 7,1 mil metros quadrados. No Popular Nova, Aeroporto, Nova Corumbá e Jardim dos Estados o trabalho de reperfilagem, que somou 8,4 mil metros quadrados. Já a manutenção e conservação das vias não pavimentadas somou 91 mil metros quadrados, executados nos bairros Popular Nova, Aeroporto, Corumbá e Guatós.
Neste começo da nova gestão do prefeito Marcelo Iunes, a Prefeitura ainda deu sequencia a pavimentação com lajotas sextavadas, executando 1.200 metros quadrados nos bairros Previsul, Centro e Nova Corumbá. Ainda foram reassentados 200 metros quadrados de paralelepípedos na Popular Nova, Aeroporto, Nova Corumbá e Guatós.
Com relação a instalação das luminárias de LED, já foram 418 unidades instaladas no Centro, Guatós, Cravo Vermelho, Cristo, Nova Corumbá, Aeroporto, Porto Esperança e Maria Leite. A previsão do término da implantação de todos os 11.263 pontos de led no município é para o final de 2021, proporcionando uma redução do consumo estimado 40%.
Limpeza urbana
Entre janeiro e março de 2021, a Prefeitura de Corumbá fez a coleta e o transporte adequado de 60 toneladas de resíduos sólidos nos distritos do município. De lixo urbano foram 5,2 mil toneladas no mesmo período. No cata-galhos foram mais 1,5 mil toneladas recolhidos no mesmo período. De lixo hospitalar e da coleta seletiva foram mais 75 toneladas e 620 toneladas, respectivamente.
A varrição de feiras totalizou 180 quilômetros, enquanto a operação do aterro sanitário somou 9,8 mil metros cúbicos de resíduos. Na capina manual foram executados 307,7 mil metros quadrados em diversos bairros, bem como 850,9 mil metros quadrados de roçada mecanizada. A variação de ruas, calçadas, praças e logradouros públicos totalizou 14,2 quilômetros.