Prevista para acontecer durante dois finais de semana consecutivos, 30 de abril e 01, 07 e 08 de maio, simultaneamente, no Jardim da Independência e na Praça da República, a Feira “Das Mãos de Mães” contará com trabalhos originais e diversificados de cerca de 50 artesãos corumbaenses.
“Das Mãos de Mães” é uma das ações surgidas a partir do Cadastro Municipal de Artesãos, realizado durante o mês de fevereiro, pela Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico. Na ocasião, cerca de 200 artesãos e trabalhadores manuais atenderam ao chamado da Fundação e, hoje, integram o cadastro que é importante instrumento para a elaboração de políticas públicas para o setor.
Devido ao momento pelo qual o mundo passa, toda estrutura está sendo montada de forma a atender medidas de biossegurança que o enfrentamento contra a pandemia exige. O mesmo fator restringiu o tradicional comércio de comidas típicas durante o evento.
“As feiras de artesanatos, além de serem uma tradição cultural de cada cidade, também dão a oportunidade para os artesãos exporem e comercializarem suas peças para um público maior. A Feira Das Mãos de Mãos vem para ajudar essa comercialização nesse momento tão difícil que a pandemia nos trouxe”, destacou Luciana Maria Espinoza, gestora do setor de artesanato da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, ao lembrar que a propagação da Covid-19 atingiu consideravelmente as vendas dos produtos artesanais.
Por isso, a Feira Das Mãos de Mãos não deve ser a única a ser realizada ao longo do ano. Segundo o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joílson Cruz, a intenção é estimular a produção e criatividade dos artesãos, criando espaços para o acesso mais direito com o consumidor.
“Além de outras datas comemorativas quando a feira deverá acontecer ao longo do ano, resolvemos pela itinerância da mesma. Mantivemos o ponto tradicional no Jardim e expandimos para outros espaços, a começar pela Praça da República, ampliando o público e, assim as possibilidades de venda dos produtos”, explicou Joílson Cruz. A Feira “Das Mãos de Mães” acontecerá das 08 às 17 horas, sem intervalos.
***Texto da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá