A apresentação para a direção da Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC) lançou oficialmente o programa ‘Cidade Empreendedora’ na manhã desta segunda-feira, 12 de abril. A iniciativa é da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, em parceria com o Sebrae/MS. O prefeito Marcelo Iunes participou da cerimônia realizada na sede da ACIC.
Com a contratação do ‘Cidade Empreendedora’, Corumbá vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.
São várias iniciativas que englobam o ‘Cidade Empreendedora’ e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.
O prefeito Marcelo Iunes destacou que a adesão da Prefeitura de Corumbá ao programa oferecido pelo Sebrae/MS vai potencializar as ações do Município junto ao segmento do comércio. A expectativa é que mais de 2.600 pequenos negócios sejam visitados durante o ciclo do programa.
“Tenho certeza que o programa ‘Cidade Empreendedora’ vai ser de grande valia para todos os comerciantes de Corumbá. Serão administrados cursos, com vários especialistas, que vão trazer dicas e orientações aos comerciantes que estão investindo em Corumbá tenham êxito. Hoje, nossa preocupação é com a geração de renda e emprego”, disse Iunes. “Esses cursos serão oferecidos de forma gratuita, de maneira híbrida, mas com a intenção de se fazer de maneira presencial. Já em relação aos bolivianos que têm cidadania nacional e comércio legalizado, poderão participar, será de boa valia para Corumbá”, pontuou o prefeito.
“Durante 15 meses o Sebrae vai atender todas as áreas do comércio de Corumbá. Tenho certeza que isso vai promover, posteriormente, geração de emprego e renda em Corumbá. Com esse projeto, será elaborado o Plano de Desenvolvimento Econômico para cidade. O secretário Cássio (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) vai trabalhar acompanhando o programa para colocarmos em prática esse Plano”, salientou o chefe do Executivo Municipal.
Diagnóstico do setor
Aos diretores da ACIC, o secretário Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Econômico e Sustentável) explicou o andamento do programa. “Nesse primeiro momento serão mais de 500 visitas que os consultores do Sebrae vão realizar junto ao comércio local. Depois, numa próxima fase, vão analisar a estrutura da Prefeitura, como o Poder Público Municipal enxerga e trata a questão da relação econômica, comercial e industrial na cidade. Avaliar também como o Município pode tratar as atividades econômicas no sentido de promover o desenvolvimento”, detalhou.
“Essa consultoria, de 15 meses, que já começa hoje, vai abordar tudo que se refere à questão econômica do município. Desde o microempreendedor individual até a questão industrial. E muito importante também, nossa relação com a Bolívia. Temos um caso excepcional aqui, de fronteira. É uma situação muito importante que vai ser abordada também”, complementou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Município.
Presidente da ACIC, André de Arruda Campos, vê o ‘Cidade Empreendedora’ como uma plataforma positiva para potencializar o empreendedorismo e desenvolver o comércio de Corumbá. “Faço uma análise muito boa dessa iniciativa. É um momento muito oportuno, que enfrentamos tantas dificuldades, para recebermos esse investimento do Poder Público em consultoria, em empreendimento. Os empresários que já existem serão potencializados e, também, faremos estudos para encontrar novos meios de ganhos das potencialidades da cidade, além do turismo, o minério, entre outras coisas que podem ser apresentadas, pela consultoria, e investirmos nessas demandas. Com esse investimento temos a possibilidade de ampliar o número de colaboradores, ampliar o número de empresas. Isso vai fomentar o comércio de uma maneira geral”, finalizou o líder empresarial.
Dados da Receita Federal apontam que em Corumbá, neste ano, 88% da densidade empresarial do município correspondem aos pequenos negócios. A partir do programa, esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do ‘Cidade Empreendedora’ é direcionada para auxiliar e propor soluções para o empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios. O assessor especial da Prefeitura, Élbio dos Santos Mendonça, também acompanhou o lançamento do programa.
Outras informações sobre o ‘Cidade Empreendedora’ podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-5300.