Prefeitura premia vencedores do 4° Encontro de Danças Urbanas da Juventude

Os vencedores do 4º Encontro de Danças Urbanas da Juventude foram premiados pela Prefeitura de Corumbá. Este ano, por força da pandemia do novo coronavírus, o evento teve o formato de competição online entre grupos, duo e solo, com as apresentações em vídeo. Ao todo foram 24 participantes nas três categorias.

“A dança não tem hora e não tem lugar para acontecer. Mesmo enfrentando uma situação atípica, como a que estamos vivendo, é sempre bom valorizar e reforçar a cultura, principalmente a cultura da nossa cidade. Todo mundo pode participar, pode dançar, independente da idade. Esse concurso serviu para reforçarmos isso. Eu comecei a dançar há pouco tempo e participei desse evento pela primeira vez. Consegui participar muito bem”, disse a jovem é Eduarda Alves Soares, integrante do ‘Grupo Sequence’ que pela quarta vez venceu o Encontro de Danças Urbanas da Juventude.

Depois de entregar a premiação aos vencedores – troféu em acrílico e certificados e medalhas –, a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, ressaltou a importância da realização do evento, ainda que de forma remota, pela Prefeitura de Corumbá.

“Tivemos que inovar e, devido à pandemia, realizamos de forma virtual. O evento foi um sucesso, com grande participação dos jovens e isso incentiva o Município, que se adaptou a esse novo momento. Os jovens entenderam essa realidade e também se adaptaram ao modelo. Nós, da Prefeitura, Assistência Social e Coordenadoria da Juventude trabalhamos para incentivar e valorizar nossos jovens cada vez mais”, declarou ao lembrar que a iniciativa homenageia o Dia Internacional da Dança, celebrado anualmente em 29 de abril.

Amanda destacou que o Encontro de Danças Urbanas da Juventude, que este ano chegou a quarta edição, é realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude, “com a finalidade de impulsionar os talentos locais e dar visibilidade a diversos estilos de danças de rua”. Nestes quatro encontros foi possível aproximadamente 600 jovens participantes. “O concurso tem como objetivo a promoção da cultura da dança para todos os seus praticantes e admiradores, visando ser uma atividade de inclusão e integração social”, completou a secretária.

Coordenador de Políticas para a Juventude, Diego Coelho, avaliou positivamente o 4º Encontro de Danças Urbanas da Juventude. “Posso dizer que foi positivo. Os participantes enviaram os vídeos de vários locais de Corumbá, como a Avenida e o Porto, por exemplo. Mesmo num modelo diferenciado, tivemos de realizá-lo online, o saldo foi muito positivo. Corumbá é uma cidade rica culturalmente e nossa juventude tem muitos talentos”, disse Diego. As gravações serão exibidas na página da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania no Facebook.

O 4º Encontro de Danças Urbanas da Juventude foi realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social/Coordenadoria de Políticas Públicas em parceria com a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá e Oficina de Dança de Corumbá.

Resultado do 4º Encontro de Danças Urbanas

Categoria Solo

1º Maria Paula Costa Rodas Pereira das Neves – 128 pontos

2º Helena Gonzalez de Oliveira – 124 pontos

3º Alexandre Larocca Nascimento – 119 pontos

Categoria Grupo

1º Grupo Sequence – 133 pontos

2º Coletivo S – 132 pontos

3º Grupo Urbe – 130

Categoria Dupla

1º Kethilyn Valdonado e Lourrainy Moura – 123 pontos

2º Edyh Silva e Rafaelle Inara – 115 pontos

3º Dupla do Mandelão – 67 pontos

O Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança é comemorado anualmente em 29 de abril. Também conhecido como Dia Mundial da Dança.

O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre(1727-1810), um mestre do balé francês.

Skip to content