Referente a notícia veiculada na imprensa, a Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretária de Saúde esclarece que

A Santa Casa de Corumbá teve recentemente 10 leitos hospitalares, destinados a pacientes Covid-19, homologados novamente pelo Ministério da Saúde, conforme portaria publicada em 10 de março de 2021. (http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-567-de-29-de-marco-de-2021-311366408). Que somados aos outros, já existentes, totalizam 17 leitos de CTI exclusivo para pacientes Covid-19, homologados, ou seja, que são custeados/pagos pelo Ministério.

Os referidos leitos já eram custeados pelo Ministério, porém no segundo semestre de 2020, com a queda de casos de internações em todo o Brasil, o Ministério desabilitou milhares de leitos pelo país, e neste período os mesmos foram custeados com recursos próprios do município, e recentemente foram novamente habilitados. Resultado do empenho da administração municipal, que através da sua equipe técnica administrativa e do trabalho de gestor e relacionamento político do Prefeito Marcelo Iunes, busca contrapartida federal e estadual para as inúmeras frentes de trabalho.

Esclarecemos que, para a homologação de leitos é necessário que o Estado e Município cumpram algumas condicionantes, como estrutura física, equipamentos e profissionais  de saúde, assim como, a necessidade de se criar  mais leitos de UTI, sejam informações essenciais para a implantação, não só somente um pedido. O Ministério da Saúde possui um grupo de trabalho que analisa todas os critérios com o respectivo Estado, que o município pertence.

A Prefeitura tem trabalhado para proporcionar toda assistência aos corumbaenses, com a estrutura de novos leitos, equipamentos, treinamento de equipe, fluxo de assistência ao paciente, e todo esse trabalho proporciona a condição, como têm ocorrido, de recebermos pacientes de outros municípios e dar a assistência necessária à todos os sulmatogrossenses!!!

A administração segue com o propósito de trabalhar com segurança, responsabilidade e o único objetivo de sempre buscar o melhor em saúde para as famílias!! E se a situação do Estado ou cidade, for para aumentar o número de leitos, trabalharemos para isso, como é feito constantemente.

Ressalta-se que a informação divulgada é equivocada e não confere com verdade. O Município irá buscar mecanismos legais para que pessoas de má fé não divulguem falsas verdades, que possuem apenas o objetivo de causar dano a administração municipal.

Skip to content